sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Impermeabilizantes I – Argamassas poliméricas e aditivos

out/16/2812

Fonte: http://engciv.wordpress.com/2012/10/16/argamassaspolimericas-aditivos-impermeabilizantes/

Esse artigo fará parte de uma série de artigos sobre impermeabilizantes. Provavelmente, farei uns 5 posts sobre o assunto. Hoje, começaremos pelas argamassas de impermeabilização e aditivos para as mesmas que são impermeabilizantes rígidos, pois depois de seco não se movimentam com a estrutura. E, por essa razão, só deve ser usado em locais onde não há riscos de fissuras. Se bem aplicada a pasta (argamassa), ou seja, se todas as recomendações do fabricante forem cumpridas, dificilmente haverá infiltração ou  vazamento.

Aditivos impedem

Podemos citar como sistemas rígidos os hidrofugantes, eles são aditivos que adicionados a argamassa criam uma barreira contra a umidade. Em termos mais avançados, os aditivos reagem com alguns componentes do cimento formando sais insolúveis. Agem por hidrofugação do sistema capilar, mas permitem a respiração (passagem de vapor).

Por ser rígida, nunca deve ser aplicado em locais com movimentações, exposição solar, vibração, variações térmicas. Caso aplicado, ocorrerá fissuração e trinca devido à dilatação e o restante não preciso nem falar. Outra coisa importante, é que nunca devemos aplicar somente hidrofugante em piscina e lajes. Sempre devemos usar em conjunto com manta asfáltica (irei falar em outro post) ou argamassa polimérica.

Aditivos impedem

Já que estamos falando de aditivos para argamassas, nada melhor que falarmos também das argamassas poliméricas. Como o próprio nome diz, é uma argamassa com adição de polímeros (latex). Esses produtos são encontrados no mercado na versão bicomponente (pó e liquido) e, por isso, devem ser misturados e homogeneizados antes da aplicação.

Argamassa polimerica

Para aplicarmos, a superfície deve estar regularizada e deve estar limpa. Antes da aplicação, umedecemos um pouco a superfície, e seguimos as instruções do fabricante aplicando-a sobre a base regularizada. A aplicação é feita em demãos cruzadas, com o auxilio de uma trincha, rolo ou vassoura. Recomenda-se especial atenção a detalhes, como tubulação emergente, arestas de rodapés, juntas e outras ocorrências que provoquem descontinuidade do substrato. A argamassa polimérica é bastante usada em ambientes internos (paredes, pisos de banheiros, varandas e etc).

Aplicação de argamassa polimerca

Uma coisa que eu sempre recomendo, não confie cegamente em pedreiros, mestres e etc. Muitos possuem práticas que são consideradas erradas. Sempre verifique com o fornecedor ou nas especificações da embalagem se tal material é apropriado para tal função.

Algumas argamassas polimericas são: Sika 1, Denvertec 100, Vedamat 100. Geralmente em caixas de 18Kg a um preço médio de R$ 30,00.

Aqui podemos ver um PDF sobre as especificações de acordo com o fabricante, nesse caso o Denvertec 100: http://www.denverimper.com.br/pdf/Denvertec100_BT013_rev03.pdf

denvertec 100

vedamat 100

Nenhum comentário: