sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cal e seu uso na construção civil

Fonte: http://engciv.wordpress.com/2013/02/03/cal-na-construcao-civil-calhidratada/

clip_image002A cal é usada na construção desde a mais remota antiguidade, para unir e revestir as alvenarias, devido à plasticidade e durabilidade que acrescenta às argamassas. Apesar de ser um material tão útil e conhecido, deve ser comprada e preparada com algum conhecimento para evitar problemas como rachaduras e desprendimento.

A argamassa mais comum utilizada na construção civil é feita com areia, água, cimento e cal hidratada. As proporções (“traço”) destes elementos variam de acordo com a finalidade da argamassa. Alguns exemplos: A argamassa para revestimento interno é diferente da destinada ao uso externo, uma massa para assentar tijolo comum é diferente daquela onde se colocarão azulejos cerâmicos.

Agora que já sabemos o que é a Cal, vamos falar do processo produtivo.

A cal não está pronta na natureza. Sua produção começa com a extração de rochas calcárias que são britadas (reduzidas de tamanho) e levadas a um forno (calcinação) e lá nesse forno a cal é originada. Ou seja, o cal deriva de um outro mineral, ele não está presente na natureza. É um mineral artificial. Porém, essa Cal originada não está pronta para uso, a Cal originada durante a calcinação é a Cal virgem.

A Cal virgem é originada na forma de pequenas pedras que ainda precisam passar por mais uma etapa (moagem) para se transformar em um Pó fino que poderá ser ensacado.

clip_image004

Imagem: www.calcinacaonsg.com.br

Porém, a cal virgem não pode ser usada diretamente na argamassa. Ela ainda precisa ser hidratada. Antigamente, esse processo de hidratação era feito na obra, porém atualmente visando economizar tempo e espaço, essa hidratação já é feita durante o processo produtivo da cal. Para se transformar em Cal hidratada, a cal virgem precisa passar por mais uma etapa que é chamada de hidratação. Após todas essas etapas, podemos ensacar e utilizar nas argamassas.

Resumindo o ciclo da cal: Extração -> Britagem -> Calcinação (Cal virgem) -> Moagem (virar pó) -> Hidratação (Cal hidratada)

Quimicamente falando de forma simplificada vamos descrever as reações até fechar o ciclo:

Matéria prima (Carbonato de cálcio) – CaCO3

Calcinação (Cal virgem) – CaCO3 + CALOR = CaO + CO2

Hidratação (Cal hidratada) – CaO + H2O = Ca(OH)2 + CALOR

Carbonatação – Ca(OH)2 + CO2 = CaCO3

Como falei anteriormente, a cal virgem pode ser usada na obra. Mas para isso, devemos deixar a argamassa de cal (cal+areia+água) descansando por 72h até ficar pronta para uso e adicionarmos o cimento. Devido a questão do tempo e do espaço no canteiro, repito, atualmente é raro utilizar cal virgem. Compramos a cal hidratada.

Agora que já sabemos o que é a cal, seu uso e seu processo produtivo, vamos falar dos diferentes tipos de cal. Do mesmo jeito que os cimentos são classificados em diferentes tipos, a cal também é.

clip_image006

A cal virgem pode ser: CVC (Cal virgem comum) e CVE (Cal virgem especial). A cal virgem especial apresenta uma melhor qualidade, mas isso não quer dizer que só devemos comprar ela. Se não precisarmos de uma cal mais pura e de melhor qualidade não temos motivos para gastar mais com a cal especial.

clip_image008

A cal hidratada pode ser: CH1, CH2 e CH3. Existem algumas diferenças entre elas em relação a pureza, granulometria e etc. A CH1 é mais nobre já a CH3 é mais pobre. E, novamente, como falei acima, não necessariamente devemos somente comprar a CH1 por ser mais pura e de melhor qualidade. Dependendo do uso, por exemplo, para assentar blocos, não precisamos de uma cal de qualidade, uma CH3 já está de bom tamanho.

clip_image010

Para finalizar, não existem substituto para cal ou para o cimento. A argamassa ideal é feita com cimento+areia+cal. Dependendo do uso, podemos sim eliminar a cal e usar somente cimento + areia, mas não em todos os casos.

Outra observação, a cal só é vendida em pó. Em algumas lojas de materiais de construção você poderá encontrar a Cal líquida, mas essa Cal líquida não é cal e sim um aditivo plastificante (incorporador de ar).

Pra quem se interessar, consultem as NBR para cal. Cal virgem: NBR 6453 e Cal hidratada NBR 7175

Até o próximo artigo!

Nenhum comentário: