quinta-feira, 14 de agosto de 2014

GLOSSÁRIO (Construção civil)–parte 1

 

Fonte: http://www.lhoist.com/br_br/gloss%C3%A1rio

Imagem: www.pilaronline.com.br

GLOSSÁRIO (Construção civil)

TERMO

DESCRIÇÃO

AAC

Concreto Celular Autoclavado, utilizado em construção, também normalmente conhecido como concreto aerado.

Abrandar

Para a purificação da água ou tratamento de efluentes, as águas duras contêm elevados níveis de bicarbonatos HCO3-solúveis.

O abrandamento através da adição de cal envolve a sua precipitação sob a forma de carbonatos CaCO3 ou MgCO3insolúveis.

Absorver

Nos processos de tratamento do gás de combustão, a cal hidratada captura poluentes ácidos dos gases de combustão (HCl, SO2, SO3, HF) através de absorção.

Acidificação

Redução do pH do solo, cursos de água e lagos.

Adsorver

Nos processos de tratamento do gás de combustão, este tipo de captura consiste numa neutralização química com base em ácido, que produz sais como CaCl2, CaSO4 ou CaF2.

Agregados

Um material granular utilizado em construção. Os agregados naturais mais comuns de origem mineral são a areia, cascalho e rocha britada. (< 95% CaCO3)

Alto-forno

Tecnologia utilizada no processo de fabricação de aço para transformar óxido de ferro em ferro metálico (também denominado gusa) e para remover impurezas do minério de ferro.

Argamassa

Mistura de um ou mais aglomerantes, agregados, enchimentos, aditivos e/ou misturas inorgânicos ou orgânicos.

Argamassa de acabamento

Revestimento durável de cal e agregado, que fornece uma cobertura de proteção às paredes de um edifício.

Argila - Argila plástica

Argila plástica é uma argila desordenada semelhante a caulim que consiste no sedimento de água depositada que foi alterado quimicamente e misturado com areia, materiais orgânicos e outros componentes. A estrutura mineral ideal de caulim foi alterada por substituições de outros elementos por átomos de alumínio e silício nos cristais de caulim. O desequilíbrio criado por estas substituições produz uma “plasticidade” desejável que é característica quando a argila plástica é utilizada com água na formação de artigos de cerâmica.

Aterro

Infraestrutura de disposição onde os resíduos são colocados, no interior ou em terra.

BOF – Conversor

O Forno Básico a Oxigênio é uma tecnologia utilizada no processo de fabricação de aço para transformar gusa em aço, removendo carbono e impurezas.

Branquear

Na indústria do papel, a cal é primeiramente transformada em leite de cal e, em seguida, em PCC (carbonato de cálcio precipitado – CaCO3).

O PCC é adicionado como enchimento às fibras de celulose de forma a aumentar a alvura, brancura, opacidade e volume do papel.

Britagem

Processo de redução de tamanho, normalmente até 2/3 mm.

Cal aérea

As cales calcíticas ou dolomíticas são chamadas cales aéreas porque se combinam e endurecem com o dióxido de carbono existente no ar.

Cal apagada

Cal hidratada.

Cal de queima branda

Cal com elevada reatividade.

Cal dolomítica

CaO.MgO, óxido de cálcio e magnésio, dolomita calcinada.

Cal dolomítica hidratada

Ca(OH)2Mg(OH)2, tetra-hidróxido de cálcio e magnésio é obtido quando a cal dolomítica é misturada com água sob pressão e temperatura. Cf Tipo S.

Cal dolomítica parcialmente hidratada

Ca(OH)2.MgO, óxido (di)hidróxido de cálcio e magnésio, cal dolomítica semi-apagada, cal dolomítica hidratada, cal dolomítica apagada.

Cal em pedra

Uma das três principais categorias de tamanho da cal, normalmente superior a 12 mm.

Cal fina

Uma das três principais categorias de tamanho da cal, normalmente inferior a 2 mm.

Cal granulada

Uma das três principais categorias de tamanho da cal, normalmente entre 2 mm e 12 mm.

Cal hidratada

Ca(OH)2, hidróxido de cálcio. Obtido quando o óxido de cálcio é misturado, ou "extinto", com água. Também se denomina cal apagada. Cf Tipo N.

Cal hidráulica

Forma quimicamente impura da cal aérea com propriedades hidráulicas de vários tipos. As características hidráulicas são geradas por quantidades significativas de sílica, alumina e, normalmente, algum ferro, combinadas quimicamente com muita cal que exibirá uma reação hidráulica quando exposta à água. Normalmente utilizado como aglomerante para argamassas e rebocos.

Cal virgem

CaO, óxido de cálcio, produzido pela calcinação de calcário, também denominado cal de alto cálcio.

Calagem de lagos

Processo que consiste em espalhar calcário pulverizado em lagos para combater a acidificação dos mesmos.

Calcário

Rocha sedimentar constituída por calcita mineral (carbonato de cálcio ou CaCO3). Pode ser encontrado sob a forma de calcário britado, granulado ou moído.

Calcário dolomítico

Calcário de grau metálico que contém várias proporções de carbonato de magnésio.

Calcário magnesiano

Calcário que contém quantidades consideráveis de magnésio, pelo menos 90% de calcita e não mais que 10% dolomita.

Calcinação

Aquecimento de material de forma a liberar componentes voláteis ou a alterar a estrutura cristalina. Produtos calcinados - Óxidos: Cal virgem, cal dolomítica.

Calcita

Mineral cristalino constituído por carbonatos de cálcio.

Carbonato de cálcio

O CaCO3 é um mineral abundante na terra. A Lhoist seleciona os depósitos de maior pureza adequados a uma ampla gama de aplicações.

Caulins

Caulim é o termo genérico do mineral caulinita, um cristal de aspeto laminado com seis lados formado por óxidos e hidroxilas de silício e alumínio. Quando tratado para remover qualquer areia e materiais orgânicos, o caulim é utilizável como enchimento, agente de cobertura para conferir brilho, fonte de alumínio na fabricação de vidro e cerâmica e como aditivo em adesivos, tintas e outros produtos.

Coagular, Flocular

Para a purificação de água ou tratamento de efluentes, é possível utilizar agentes como cal, FeCl3 e polímeros para aglomerar e remover por coagulação e floculação sólidos finos suspensos.

Compactação

Redução no volume do solo ou agregado mediante a aplicação de energia, como compactação por rolos e socagem.

Concentração

Indica a quantidade de uma substância ativa numa mistura.

Construir

Nos processos do mercado da construção, este termo descreve o aumento de volume durante o processo de crescimento para produzir concreto celular autoclavado.

Desaguamento

Processo que remove a água.

Desinfetar

Nos processos agrícolas, os óxidos ou produtos hidratados da Lhoist são utilizados para destruir patógenos, bactérias e vírus no espaço onde vivem os animais, devido aos elevados níveis de basicidade.

No tratamento de lama residual, a cal evita a fermentação, limita odores e elimina patógenos através do efeito do pH>12 (estabilização e higienização).

Nenhum comentário: