segunda-feira, 5 de maio de 2014

Modelo de Memorial Descritivo residencial

image

Fonte: http://www.projeto.inf.br/index.php/modelos/modelo-de-memorial-descritivo

MEMORIAL DESCRITIVO

 

OBRA: Residência uni familiar.

PROPRIETÁRIO: ....................

LOCAL: ...............................

01 - APRESENTAÇÃO

O presente memorial descritivo tem por objetivo relatar de forma geral a construção de uma residência conforme quadro de áreas:

QUADRO DE ÁREAS

Padrão coberto aberto

......m²

Padrão coberto fechado

......m²

Total

..... m²

02 – SERVIÇOS INICIAIS

02.01 – LOCAÇÃO da obra, execução de gabarito.

O terreno deve estar limpo e terraplenado até aproximadamente às cotas de nível definidas para execução as fundações. A locação tem de ser realizada somente por profissional habilitado, que deve partir da referência de nível para demarcações dos eixos. A locação tem de ser global, sobre um ou mais quadros de madeira (gabaritos), que envolvam o perímetro da obra. As tábuas que compõem esses quadros precisam ser niveladas, bem fixadas e travadas, para resistirem à tensão dos fios de demarcação, sem oscilar nem fugir da posição correta.

03 – INFRA-ESTRUTURA

03.01 – FUNDAÇÕES.

As fundações serão realizadas com o uso de sapatas corridas em concreto ciclópico, com fck mínimo de 20MPa, sendo executado uma alvenaria de regularização das alturas sobre o mesmo e uma cinta de fundação em concreto armado, fck mínimo de 20MPa.

As escavações de valas para execução de sapatas aos níveis de projeto. O fundo das valas será devidamente apiloado para receber lastro de brita, com espessura de aproximadamente 2,5 cm.

Sobre a superfície superior e pelo menos 15cm das superfícies laterais das vigas de baldrame serão aplicadas 3 demãos de emulsão asfáltica (Igol 2 da Sika ou similar) de modo a evitar a umidade nas paredes.

04 – SUPRA-ESTRUTURA

O concreto para a supra-estrutura deverá ser com resistência mínima de 20MPa.

O lançamento e vibração do concreto na estrutura serão feitos cuidadosamente, de tal forma que não ocorra o desagregamento dos materiais.

As fôrmas para execução de vigas, e pilares serão do tipo que a executora achar mais conveniente (madeirite, madeira resinada, tábuas, etc.), obedecendo às dimensões definidas no projeto estrutural e de fôrmas, com o devido escoramento de modo a evitar que os elementos estruturais sofram qualquer tipo de deformação durante a concretagem.

05 – PAREDES E PAINÉIS

As alvenarias serão executadas com tijolo cerâmico furado (6 furos) de dimensões 24,5x14x9cm de boa qualidade, nas espessuras definidas no projeto de arquitetura, da seguinte forma:

- Alvenaria com espessura de 20,0 cm: tijolo furado ao chato.

A argamassa de assentamento dos tijolos será mista de cimento, areia e alvenarite com traço 1:8 (ci:ar) e com o uso de aditivo impermeabilizante nas seis primeiras fiadas. Poderá ser usada argamassa pronta industrializada.

Os tijolos devem ser molhados antes de serem assentados.

Deve-se respeitar rigorosamente o nivelamento, alinhamento, prumo e esquadros.

Sobre os vãos das portas e janelas e nos peitoris de janelas deve-se utilizar vergas e contra-vergas com armadura adequada a cada vão.

06 – ESQUADRIAS

06.01 – PORTAS.

As portas externas serão de madeira de lei e as internas de madeira semi-oca laminada.

As medidas constantes no projeto indicam o vão livre das aberturas.

06.02 – JANELAS.

A janela do banheiro será maxi-ar de madeira de lei, nas dimensões indicadas no projeto arquitetônico.

As janelas das demais dependências serão de madeira de lei obedecendo às dimensões de projeto.

Os peitoris deverão ter caimento de 3% para o exterior, embutidos sob as esquadrias. As pingadeiras deverão ter pelo menos 2,0cm.

As medidas constantes no projeto indicam o vão livre das aberturas.

06.03 – VIDROS.

A janela do banheiro terá vidro pontilhado.

As demais janelas e portas terão vidros lisos com espessura de 3,0mm.

07 – COBERTURA

A cobertura será em várias águas com o uso de telhas cerâmicas apoiadas em estrutura de madeira. A inclinação será de 35%.

08 – IMPERMEABILIZAÇÃO

Devem ser impermeabilizados as vigas de baldrames.

09 – REVESTIMENTOS DE PAREDES

09.01 – INTERNAS.

As paredes internas serão revestidas com massa para reboco, desempenada na mesma, aplicada sobre chapisco de cimento e areia com traço 1:3, na espessura de 5,0 mm. Poderá ser usada argamassa pronta para reboco.

Nas paredes do banheiro, da pia da cozinha e do tanque deverão ser aplicados azulejos sobre o emboço até o forro, fixados com cimento cola e o modelo e cor dos azulejos serão definidos posteriormente.

09.02 – EXTERNAS.

As paredes externas serão revestidas massa para reboco, desempenada na mesma, aplicada sobre chapisco de cimento e areia com traço 1:3, na espessura de 5,0 mm. Poderá ser usada argamassa pronta para reboco.

10 – PAVIMENTAÇÕES

Será cerâmico aplicado com o uso de cimento cola sobre contrapiso de concreto simples com pelo menos 7cm de espessura, exceto na Garagem onde este deverá ter pelo menos 9cm. O modelo e cor dos revestimentos serão definidos posteriormente.

Em todo o perímetro da casa devera ser feito uma calçada de no mínio 60 cm de largura.

11 – FORRO

Os forros e beirais serão de PVC.

12 – INSTALAÇÕES

As instalações elétricas, telefônicas e hidrossanitárias deverão ser executadas conforme os respectivos projetos específicos.

Todas as tubulações devem ser embutidas nas paredes ou piso.

Deve-se dar atenção especial aos diâmetros solicitados nos projetos para evitar falhas futuras no funcionamento dos sistemas.

13 – PINTURA

As tintas e vernizes utilizados deverão ser de boa qualidade e aplicados sobre superfícies isentas de óleos, graxas, fungos, bolor, eflorescências e materiais soltos, em temperatura ambiente entre 10 e 40°C e umidade relativa do ar não superior a 75%, sendo indispensável à aplicação de selador para homogeneizar a porosidade da superfície a ser pintada. As cores serão definidas posteriormente.

14 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Qualquer dúvida ou assunto não tratado neste memorial deverá ser levado ao conhecimento e apreciação do Engenheiro Responsável.

Cidade , data

Profissional Técnico...

Número de Registro

Nenhum comentário: