terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pavimento intertravado de concreto X pavimento asfáltico

Desempenho comparado

Pavimento intertravado de concreto X pavimento asfáltico

 

Veja a opinião de dois representantes setoriais, de uma construtora e de uma incorporadora sobre dois tipos de pavimentos utilizados sob condição de tráfego reduzido, como em condomínios.


Por Romário Ferreira

FOTOS: MARCELO SCANDAROLI

Pavimento intertravado de concreto

FOTOS: MARCELO SCANDAROLI

Pavimento asfáltico

PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO

 

Cláudio Oliveira Silva gerente de inovação e sustentabilidade da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland)

  • PRÓS
  • Possui alta durabilidade; superfície regular e antiderrapante, proporcionando conforto ao usuário; menor consumo de iluminação pública devido à sua coloração mais clara; menor absorção de energia, minimizando o efeito de ilha de calor. Além de a instalação ser fácil, as peças são reaproveitadas em caso de necessidade de manutenção ou intervenção de concessionárias de energia, gás, telefonia, entre outros. Quando necessário, o pavimento intertravado também pode ser projetado para ser permeável, colaborando para que a água superficial retorne ao lençol freático. Para essa função é necessário um projeto específico das camadas de base, que devem ter porosidade em torno de 30%.
  • CONTRAS
  • Considero que ainda há duas limitações enfrentadas por este pavimento. Primeiro: muitos projetistas analisam apenas o custo inicial, que é mais alto, e não o custo ao longo da vida útil do pavimento e os seus diferenciais de sustentabilidade; e, além disso, ainda há baixa qualidade da mão de obra para executar esse tipo de piso.

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Eduardo Alberto Ricci vice-presidente da ABP (Associação Brasileira de Pavimentação)

  • PRÓS
  • Para condomínios pequenos, como residenciais, proporciona ótimo resultado. Possui peças coloridas que, visualmente, tornam esse pavimento mais bonito e valorizam o local. Embora seja mais demorada, a execução é mais fácil e não exige mão de obra especializada. Em caso de manutenção, os reparos não ficam à mostra.
  • CONTRAS
  • Precisa ser bem dimensionado e exige uma base bem feita, por isso pode sair mais caro. E se esses cuidados não forem tomados, o pavimento se deforma com mais facilidade que o asfáltico, principalmente se houver tráfego de caminhões pesados. Esse piso não proporciona conforto a quem dirige, a trafegabilidade é ruim, mesmo sendo de baixo volume (tráfego reduzido). Além disso, tem execução lenta e não é muito indicado à pavimentação de indústrias.

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Rogério Borges Guimarães coordenador de obra da construtora Racional Engenharia

  • PRÓS
  • Na manutenção pós-obra, possibilita a remoção parcial ou total do pavimento de forma rápida, sem quebra ou perda de peças. Como não há necessidade de acabamento superficial, o pavimento pode ser liberado ao tráfego logo após o assentamento. Esteticamente, as peças podem ter dimensões, formas, texturas e cores variadas, possibilitando assim personalizações de acordo com a necessidade do projeto. Esse tipo de pavimento atende a requisitos ambientais, permite melhor permeabilidade e proporciona um excepcional conforto térmico. Mesmo sob chuva, não são escorregadios. São mais vantajosos para condomínios logísticos e industriais.
  • CONTRAS
  • Durante a execução há a necessidade de muita mão de obra braçal, devido à pouca mecanização.

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Juliana Clemente arquiteta da incorporadora Capital Realty

  • PRÓS
  • Não é totalmente impermeável como o pavimento asfáltico e tem aquecimento inferior. É superior na questão estética, porque permite a aplicação de cores e a criação de faixas, ou até mesmo de desenhos, como logotipos de empresas. Em caso de manutenção, podem ser feitas correções pontuais sem que fiquem evidentes. Embora demore mais para ser assentado, a utilização é imediata. A mão de obra não precisa ser especializada e, em caso de futuras instalações subterrâneas, facilita aberturas. É antiderrapante e facilita a circulação de trechos com rampa.
  • CONTRAS
  • A desvantagem é o tempo de execução, que é mais longo e requer maior número de operários. Apesar das vantagens, o piso intertravado de concreto tem custo mais alto para o construtor: cerca de 15% superior ao pavimento de asfalto.

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PAVIMENTO ASFÁLTICO

 

Cláudio Oliveira Silva

A ABCP informou que não se pronuncia sobre esse tipo de pavimento.

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Eduardo Alberto Ricci

  • PRÓS
  • É mais rápido para ser executado e oferece conforto aos automóveis. É um pavimento classificado como silencioso. Dependendo do caso, já que cada pavimento tem a sua empregabilidade, pode ser mais barato, porque o intertravado dispõe de peças coloridas e de diferentes formas, as quais podem encarecer o piso.
  • CONTRAS
  • Em caso de reparo, é preciso ter uma usina próxima ou condições de se fazer a própria mistura no condomínio. Nesta situação, o intertravado é mais vantajoso. Deforma-se com a presença de pingos de óleo oriundos de caminhões estacionados. Com relação ao custo, é importante ressaltar a alta no preço do petróleo.

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Rogério Borges Guimarães

  • PRÓS
  • Apresenta rapidez na execução, porque utiliza mais equipamentos e, assim, diminui a mão de obra.
  • CONTRAS
  • Possui estética desfavorável e manutenção problemática, pois deixa remendos e há perda total de material, não podendo haver reaproveitamento. Também não atende, na totalidade, às questões ambientais.

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Juliana Clemente

  • PRÓS
  • O pavimento asfáltico tem prazo de execução inferior ao pavimento intertravado de concreto.
  • CONTRAS
  • As áreas onde são executados reparos ficam marcadas devido ao desgaste. É necessário equipamentos e mão de obra especializada, porém em menor número. O piso sofre grande aquecimento, não sendo confortável ao trânsito de pedestres, que é fundamental dentro de condomínios logísticos. Além disso, a demarcação desse tipo de pavimento, somente com pintura, sofre desgaste rápido em relação às peças coloridas do piso intertravado de concreto.

 

 

 

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