sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pavimento intertravado - Como escolher

Fonte: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/40/artigo236319-1.asp

Pavimento intertravado  - Como escolher

 

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Imagem: http://tecparpavimentos.wordpress.com/

Desgaste físico e intensidade do tráfego sobre o piso definem o tipo de bloco que deve ser utilizado na pavimentação

 

Reportagem: Renato Faria

As diferenças entre os blocos de concreto usados em pavimentos intertravados extrapolam a variedade de cores e geometrias oferecidas pelos fabricantes. No que diz respeito à influência no desempenho do pavimento, aliás, essas características são menos importantes, por exemplo, do que a espessura e a resistência à compressão das peças, além do arranjo do assentamento dos blocos.

A norma técnica NBR 9781:87 - Peças de Concreto para Pavimentação - Especificação divide os blocos em duas classes de resistência: 35 MPa e 50 MPa. As peças mais encontradas no mercado são as de 35 MPa, usadas em vias de tráfego leve, médio e pesado. Os blocos de 50 MPa são indicados para aplicações especiais em que o piso sofre também desgaste por atrito - caso de pátios de indústrias, portos, etc.

O comprimento e a largura das peças variam, mas é à espessura - 6 cm, 8 cm ou 10 cm - que se deve dedicar maior atenção na hora de escolher o bloco. De acordo com Cláudio Oliveira, gerente nacional de indústria e inovação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a relação comprimento/espessura do bloco é um fator importante na escolha das peças, e deve ser sempre menor ou igual a 4. Na prática, quanto maior for a espessura, melhor é o intertravamento entre as peças.

Em praças e calçadas de pedestres, por exemplo, são indicadas peças menores, de 6 cm de espessura. Ruas e avenidas pedem peças de 8 cm de espessura.Os blocos de 10 cm são ideais para locais de tráfego pesado, como corredores de ônibus e postos de combustível em estradas, que recebem caminhões pesados.

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Fonte: departamento de Engenharia e Custos da Editora PINI Observação: consideradas Leis Sociais de 129,34%. Valores válidos para São Paulo (SP). Data-base: agosto de 2011.

Arranjo "espinha de peixe"

É indicado para locais com trânsito de veículos comerciais. Nessa disposição, o tempo de contato das rodas com as juntas é menor, o que reduz a tendência de "escorregamento" das peças. Com isso se obtém maior durabilidade do pavimento.

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Dimensões dos blocos

O comprimento e a largura dos blocos variam, assim como sua geometria. As espessuras, porém, são padronizadas entre 6 cm e 10 cm. Segundo Cláudio Oliveira, da ABCP, o resultado da divisão entre o comprimento da peça e sua espessura nunca pode ser maior do que 4.

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TIPOS DE APLICAÇÃO

 

Para cada uso do pavimento, um tipo de bloco. Veja abaixo as características técnicas de cada um deles.

 

Tráfego leve

Exemplos: calçadas, praças, pátios, áreas de lazer, corredores, etc.
Resistência à compressão dos blocos: 35 MPa

Espessura: 6 cm

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Praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte

 

Tráfego médio

Exemplos: ruas e avenidas de tráfego moderado, postos de combustível urbanos, estacionamentos, etc.

Resistência à compressão dos blocos: 35 MPa

Espessura: 8 cm

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Calçadão Marechal Deodoro, em Jaraguá do Sul (SC)

 

Tráfego pesado

Exemplos: corredores de ônibus, postos de combustível em estradas, pedágios, etc.
Resistência à compressão dos blocos: 35 MPa

Espessura: 10 cm

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Rodovia industrial em Balsa Nova (PR)

 

Tráfego especial

Exemplos: portos, pátios de indústria pesada, aterros de resíduos de construção e outros locais onde o pavimento sofra com desgaste por atrito.

Resistência à compressão dos blocos: 50 MPa

Espessura: 8 cm ou 10 cm

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Terminal de Contêineres, Guarujá (SP)

Observação: segundo Cláudio Oliveira, gerente nacional de indústria e inovação da ABCP, está em discussão a normalização de blocos de 4 cm de espessura e 16 cm de comprimento, que seriam uma alternativa para a pavimentação de áreas de tráfego leve.

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