domingo, 12 de maio de 2013

Engenharia de Mobilidade

http://www.engenhariae.com.br/guia-de-engenharia/engenharia-de-mobilidade/

engenharia de mobilidade brasil

À engenharia de mobilidade compete a construção e a manutenção de redes rodoferroviárias, além de portos e aeroportos, projeto de veículos, logística de transferência de produtos.

O profissional constrói, monitora e faz a manutenção da infraestrutura ferroviária, portuária e aeroportuária. Nas cidades, cuida da sinalização viária, da gestão e do planejamento do transporte urbano, visando à melhor fluidez do tráfego. Pode trabalhar em empresas de construção civil especializadas em obras e transporte.

Também projeta e constrói veículos automotores, como carros, navios e aeronaves. Nesse caso, trabalha em montadoras, fábricas de autopeças e estaleiros.

Graduação: 

Os dois primeiros anos são básicos em engenharia. No terceiro ano, o aluno escolhe entre tecnologia veicular ou tecnologia de transporte. A partir daí, as disciplinas são específicas de cada ênfase.

O currículo deve abranger as seguintes disciplinas: Elementos de máquinas, Sistemas motrizes mecânicos e elétricos, Projeto veicular, Sistemas digitais e de comunicação, Mecânica dos solos, Hidrologia e drenagem, Análise estrutural, Geoprocessamento, Engenharia de tráfego, Custos, Planejamento urbano e regional, Sistemas de controle de tráfego, Planejamento de infraestrutura viária, Sistemas de transporte público, Operação e controle de sistemas de transportes de cargas, Engenharia de manutenção, Gestão da qualidade, Logística, Mecânica de locomotivas e de vagões e Telecomunicações.

engenharia de mobilidade

Possíveis especializações:

A especialização do engenheiro de mobilidade dependerá do caminho escolhido durante a graduação, podendo ser voltada à construção civil ou de veículos automotores.

Mercado de trabalho:

No Brasil, pode-se notar a urgência de soluções para infraestrutura na área de transportes, fazendo o curso de engenharia da mobilidade extremamente necessário.

Os investimentos bilionários em infraestrutura (energia, transporte, saneamento e habitação) do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dão a noção exata da grande importância do engenheiro de mobilidade para o desenvolvimento do país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá pessoal, eu sou Adrik Vadim morando na cidade de Kurgan, quero compartilhar aqui com vocês como o Sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 15.000.000,00 rublos para iniciar minha entrega de bebidas depois de tudo em que trabalho vários hotéis aqui em kurgan apenas para ganhar a vida, mas infelizmente eu ainda estava tendo dificuldades para pagar um aluguel, mas agradeço a Deus agora que sou autônomo agora com 5 trabalhadores trabalhando sob meus cuidados. Apenas se você estiver procurando por liberdade financeira, aconselhamo-lo a entrar em contato com o Sr. Benjamin com este e-mail abaixo e também com o número do aplicativo. lfdsloans@outlook.com + 1-989-394-3740.