terça-feira, 28 de agosto de 2012

PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA–Parte 1

 

Nota:  O presente conteúdo, apesar de ser uma publicidade, nos trás informações bastante interessantes sobre as especificações técnicas, aplicações e métodos de trabalho com esse tipo de pavimentação que acredito ser de interesse da classe. Será publicado em  duas partes. Antromsil.

CONTEÚDO TÉCNICO

A INTERPAVI tem como especialidade a fabricação e aplicação de elementos articulados e intertravados, pré-moldados de concreto, para pavimentação.

Adotando processos industriais e equipamentos que atendem perfeitamente às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a INTERPAVI garante a seus clientes a segurança de seu investimento.

A utilização de modernas unidades industriais móveis, lhe permite atender a pequenas e grandes obras, fora de seu domicílio, e em qualquer parte do país, seu exclusivo sistema de fabricação "IN LOCO", propiciando ainda baixo custo de pavimentação, uma vez que serão consideravelmente reduzidos os custos de transporte e impostos.

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PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA

INTRODUÇÃO

A pavimentação articulada e intertravada em blocos pré-moldados de concreto constitui uma excelente alternativa tanto do ponto de vista técnico como econômico. Trata-se de uma opção intermediária entre os pavimentos rígido e flexíveis, somando vantagens de ambos, e descartando as desvantagens de cada um destes.

A pavimentação intertravada em blocos pré-moldados tem se destacado, sobretudo, pela sua alta resistência mecânica e pela grande facilidade de execução e manutenção, não exigindo inclusive mão-de-obra especializada.

Dentre as vantagens que justificam a sua adoção, a pavimentação intertravada com blocos pré-moldados de concreto também se enquadra perfeitamente dentro dos padrões estéticos atuais.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS

Redistribuição de cargas aplicadas sobre o pavimento.

clip_image001O pavimento com blocos pré-moldados de concreto constitui uma versão moderna e aperfeiçoada dos antigos calçamentos de paralelepípedos. Sua homogeneidade e formas bem definidas permitem o assentamento, de maneira que haja transferência de carga de um bloco aos adjacentes, o que alivia as pressões unitárias transmitidas ao sub-leito e a base, reduzindo assim as possibilidades de deformações. Essa característica lhe confere uma forma de trabalho muito similar a dos pavimentos de concreto construídos em placas, sem deixar, porem, de funcionar como pavimento flexível.

 

VANTAGENS:

A pavimentação com blocos pré-moldados de concreto apresenta as seguintes vantagens:

• RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

Dentre as propriedades dos blocos de concreto, destacam-se as elevadas resistências à compressão, à abrasão e à ação de agentes agressivos, proporcionando grande durabilidade ao pavimento. Derivados de petróleo não reagem quimicamente provocando a deterioração do pavimento, como ocorre com os pavimentos asfálticos.

• FACILIDADE DE EXECUÇÃO

Devido à grande facilidade de assentamento dos blocos de concreto, o pavimento poderá ser executado com a utilização de mão-de-obra não especializada, de fácil obtenção ou habilitação no local. Não são usadas ferramentas especiais para o assentamento dos blocos.

• UTILIZAÇÃO IMEDIATA

Não havendo necessidade de acabamento superficial, o pavimento poderá ser liberado logo após o assentamento dos blocos.

• FACILIDADE DE MANUTENÇÃO

A possibilidade de remoção parcial ou total do pavimento de forma rápida, sem quebra ou perda de blocos e com reaproveitamento total das peças removidas, facilitando imensamente as operações de reparos, instalações de canalizações subterrâneas e correção de eventuais recalques, a custos irrisórios. No caso de se dar outra destinação ao local, os blocos poderão ser reaproveitados em outra obra ou área. Já os pavimentos asfálticos ou de concreto monolítico exigem equipamentos caros e barulhentos para a sua remoção. Em verdade, gastam-se muito tempo e dinheiro para se executar a demolição, com a perda total, desses pavimentos.

• SEGURANÇA

A superfície da pavimentação intertravada com blocos pré-moldados de concreto é anti-derrapante; portanto, em trechos com rampas íngremes ou com curvas sinuosas, o pavimento oferece melhor aderência e maior segurança, principalmente quando a pista estiver molhada.

Possuindo, também, grande poder de difusão de luz solar ou artificial, o pavimento apresentará menor temperatura superficial durante o dia e melhor condição de visibilidade á noite.

• HOMOGENEIDADE

A fabricação em serie através de processos mecânicos, em unidades industriais adequadas, oferece rígido controle de qualidade e uniformidade de dimensões.

• ESTOCAGEM

Os blocos de concreto podem ser estocados por períodos ilimitados de tempo, sem deteriorar-se, inclusive, quando expostos às intempéries do tempo.

• ESTÉTICA

Os blocos de concreto podem ter cores variadas, que possibilitam aos municípios, bairros, condomínios, etc., personalizarem e ornamentarem suas obras.

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• ECONOMIA

O pavimento em blocos de concreto tem-se revelado extremamente vantajoso, em termos de custo, e vem sendo adotado de forma crescente por diversas municipalidades, empresas e particulares, pela capacidade de proporcionar um melhor aproveitamento de verbas e recursos disponíveis.

Os fatores que contribuem decisivamente para a economia do pavimento em blocos pré-moldados de concreto são as vantagens já descritas  anteriormente, dentre as quais se destacam a fundação mais simples para tráfego pouco intenso, um dimensionamento menos oneroso para áreas de trânsito intenso e/ou pesado, a facilidade de execução e manutenção, a imediata liberação ao tráfego, e a maior resistência e durabilidade, redução no consumo de iluminação, a possibilidade de estocagem e o aproveitamento de mão-de-obra não especializada.

CAMPOS DE APLICAÇÃO:

O pavimento em blocos pré-moldados de concreto é indicado para as mais variadas aplicações dentre as quais destacam-se:

· Vias urbanas

· Paradas de coletivos

· Estradas

· Pátios de manobras e estacionamento

· Pisos de áreas industriais

· Galpões

· Calçadas, Praças e Jardins

· Faixas demarcatórias e de sinalização

· Pisos rurais (currais, bebedouros, etc.)

· Depósitos de mercadorias

· Postos de Gasolina

· Áreas de exposições e feiras

· Rampas íngremes

Existem casos especiais em que a aplicação desse tipo de pavimento torna-se particularmente recomendada, como, por exemplo:

· Pavimento sob os quais certamente se instalarão no futuro redes subterrâneas de água, esgoto, telefones, etc.

· Áreas sujeitas a manutenção subterrânea, tais como postos de gasolina, etc.

· Pavimentação e áreas sujeitas a futuro remanejamento do "lay-out".

· Trechos de pavimento construídos como alerta de perigo, antecedendo curvas, cruzamentos, passagens de pedestres ou de nível, e outros.

· Trechos de pavimentos cujo sub-leito não oferece boas condições de suporte, sem possibilidade de remoção do solo ou de elevação do greide.

· Pavimentos sobre aterros recentemente concluídos e sujeitos a recalques.

Continua…

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