sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pavimentação Intertravada – Parte 2

ESPECIFICAÇÕES DAS PEÇAS:

Para que o pavimento com blocos pré-moldados de concreto tenha desempenho estrutural, é necessário que as peças com que ele é executado sejam fabricadas obedecendo certos padrões de qualidade, principalmente quanto às exigências relativas ao seu formato, à variação dimensional, resistência mecânica e durabilidade.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO:

Um procedimento que possa garantir a fabricação de blocos pré-moldados de concreto, com a necessária qualidade, envolve certos cuidado que compreendem o tipo de equipamento para moldagem dos blocos, a análise dos materiais (cimento, agregados, e observância do fator água/cimento e outros).

PROJETO DO PAVIMENTO:

O sucesso da pavimentação intertravada em blocos pré-moldados de concreto não depende apenas da forma e qualidade dos blocos, mas, também, da perfeita avaliação do volume de tráfego e das características da sua fundação.

Quando o pavimento se destinar a tráfego leve e pouco intenso, a experiência tem demonstrado um bom desempenho dos blocos de concreto simplesmente assentados sobre um colchão de areia, aplicados sobre um sub-leito convenientemente regularizado e compactado. Nesses casos, é dispensável uma camada de reforço da fundação e um projeto mais elaborado também não se faz necessário nessas condições.

Para tráfegos mais pesados e intensos, o projeto definirá a necessidade de uma camada de reforço ou sub-base, recomendando-se a utilização de solo estabilizado granulometricamente, macadame hidráulico, solo-cimento, brita graduada ou outro material com capacidade de suporte comprovada laboratorialmente.

CONSTRUÇÃO:

A colocação dos blocos deve ser iniciada somente após a conclusão dos serviços de drenagem e preparo das camadas subjacentes. Normalmente, os blocos são assentados sobre uma camada de areia, ou pó de pedra, com espessura média de 3 ou 5 cm, devendo ser dispostos o mais próximo possível uns dos outros, de maneira a garantir o intertravamento.

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Os arremates  são  feitos  com  peças  especiais, que  já acompanham os blocos-padrão.

Pequenos espaços existentes entre os blocos de arremate e as bordas de acabamento do pavimento tais como meios-fios, devem ser completados com areia, ou argamassa de cimento e areia, se forem frestas mais largas do que 01 centímetro.

Concluído o assentamento, a cada pequeno trecho o pavimento deverá ser submetido à ação de placa vibratória ou de pequenos rolos vibratórios, para adensamento do colchão de areia e eliminação de eventuais desníveis. Finalmente espalha-se, por varredura, areia ou pó de pedra sobre o pavimento para preenchimento dos vazios, até a saturação completa das juntas.

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A liberação do tráfego pode ser, então, imediata.

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CONSERVAÇÃO:

O pavimento de blocos pré-moldados de concreto praticamente não exige trabalho de conservação. Os serviços restringem-se praticamente aos vazamentos de canalização e de eventuais recalques do sub-leito, casos em que são removidos apenas os blocos necessários. Efetuadas as correções, tais blocos são recolocados. Sendo o reassentamento dos blocos bem feito, não fica sequer vestígio de execução dos reparos.

Como não aparecem buracos na pavimentação intertravada (mesmo na época de chuva) não existem despesas com operações tapa-buracos, recapeamento, selagens de trincas, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

            A pavimentação articulada e intertravada em blocos de concreto apresenta vantagens, dentre as quais se destacam aquelas que se traduzem em economia de custos, pois a experiência mostra que, tanto no custo inicial como no custo final, principalmente a médio e longo prazo, seu emprego revela-se extremamente vantajoso.

            Trata-se, portanto, de uma alternativa a ser considerada por administradores públicos e privados, projetistas, consultores e empreiteiros, bem como por qualquer pessoa envolvida na escolha dos tipos de pavimentos a serem utilizados nos mais diversos campos de aplicação.

            A INTERPAVI mantém à disposição dos interessados um corpo de engenheiros e assistentes técnicos qualificados para sanar quaisquer dúvidas.

COMPARATIVO TÉCNICO:

PISO INTERTRAVADO x ASFALTO x PARALELEPÍPEDO

CARACTERÍSTICA
(x = Pontos positivos)

Inter-

Travado

Asfalto

Parale-

Lepípedo

Durabilidade ilimitada

x

-

x

Baixo custo com obras subterrâneas

x

-

x

Removível e reaproveitável

x

-

x

Dispensa equipamentos caros, especiais barulhentos, para sua remoção

x

-

x

Dispensa manutenção periódica

x

-

-

Dispensa capina periódica

x

x

-

Insensível a agentes químicos

x

-

x

Não sujeito a trincas por fenômenos de dilatação, retração, flexão e oxidação

x

-

x

Tem duas faces de uso

x

-

x

Boa velocidade de aplicação

x

x

-

Dispensa mão de obra especializada para sua aplicação

x

-

x

Dispensa equipamentos caros e especiais para a sua aplicação

x

-

x

Dispensa betume para rejuntamento

x

x

-

Não é perecível, é estocável

x

-

x

Confortável e adequado ao trânsito veloz de veículos modernos

x

x

-

Anti-derrapante

x

-

-

Proporciona trânsito silencioso e isento de vibrações

x

x

-

Cor clara proporciona maior eficiência da iluminação pública e melhor visibilidade

x

-

-

Não aquece o ambiente

x

-

-

Confortável ao trânsito de pedestres

x

x

-

Confortável ao trânsito de patins, skates, bicicletas e cadeira de rodas

x

x

-

Satisfaz necessidade estéticas

x

-

x

O próprio pavimento possibilita demarcação ou decoração indelével

x

-

-

É intertravado

x

-

-

Redistribui cargas estáticas e dinâmicas

x

x

-

ASPECTOS POSITIVOS PONTUAÇÃO FINAL

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08

11

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Pavimentação Intertravada

TeleFax (31) 3441-7278

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