Fonte: http://www.pipocadebits.com/2011/08/as-10-construcoes-mais-antigas-do-mundo.html
SEGUNDA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2011
“Não se fazem mais prédios como antigamente”. No fim das contas você já deve ter escutado esta frase trocando “prédios” por qualquer outra coisa. Parece que qualquer coisa feita no passado é mais durável do que os mais recentes lançamentos. O que infelizmente parece ser verdade, afinal existem geladeiras do tempo da minha avó que ainda funcionam. Alguns eletrodomésticos mais modernos não parecem ser feitos para durar mais de 3 anos.
Quando o assunto são edificações a distância parece ainda maior, pois por mais bem construído que seja o seu prédio, não levo muita fé que ele irá durar centenas de anos como as casas do Pelourinho ou milhares de anos como as pirâmides do Egito.
Agora se você acha que estas pirâmides famosas são as únicas duráveis, espere só até conhecer as 10 construções mais antigas da história
O Túmulo do Rei – Suécia
Construído durante a Era do Bronze Nórdica, por volta de 3 mil anos atrás. Era um túmulo para duas pessoas e era maior do que o comum para a época.
Naveta des Tudons – Espanha
Esta tumba foi construída há mais de 3.200 anos e descoberta em 1975. Lá foram encontrados os restos mortais de mais de 100 homens e seus pertences mais valiosos, como braceletes de bronze e botões de cerâmica.
Tesouro de Atreus – Grécia
Este monumento funerário foi construído há cerca de 3.250 anos, durante a Idade do Bronze e por mais de mil anos ele possuía a maior e mais alta cúpula da Grécia. Este título perdurou até a compleição do Panteão.
Caral – Peru
A mais velha cidade conhecida das Américas foi construída há mais de 4.600 anos. Durante aquela época foi convertida a cidade-estado, rodeada por outras civilizações reunidas ainda no que se denomina "sociedades aldeãs".
Pirâmide de Djoser – Egito
Construída para abrigar os restos mortais do faraó Djoser, a pirâmide de 4.700 anos de idade é o primeiro (que se tem conhecimento) edifício monumental em pedra do mundo. Conhecida como a pirâmide de degraus de Saqqara (cidade dos mortos, na margem esquerda do Nilo), tendo sido idealizada pelo arquiteto Imhotep (lembrou de algum filme?).
Hulbjerg Jættestue – Dinamarca
Este túmulo continha cerca de 40 corpos quando foi descoberto e em um deles foi descoberto um dos primeiros trabalhos em odontologia que se tem notícia. A construção tem cerca de 5 mil anos.
Newgrange – Irlanda
Esta tumba é um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor. Construída há cerca de 5.100 anos, lá foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos.
Monte d'Accoddi – Itália
Descoberto em 1954, esta construção tem entre 4.800 e 5.200 anos e era usado como altar ou templo.
Elevado de Howar – Escócia
A casa de pedra mais antiga da Europa está de pé há cerca de 5.500 anos. Fazia parte de uma chácara.
Templos megalíticos de Malta
O conjunto de sete templos presentes no arquipélago de Malta são uma prova da evolução cultural da população local. Todos foram usados como templos religiosos e são os mais antigos do mundo, construídos há cerca de 5.5oo anos. Curiosamente, após o ano de 2.500 AC a cultura de construir templos dos maltas desapareceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário