quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Estruturas em Madeira - Centre Pompidou Metz

Fonte: http://estruturasdemadeira.blogspot.com.br/

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Centre Pompidou Metz – Arquiteto Shigeru Ban

Há muito tempo eu gostaria de fazer um post falando desse grande arquiteto japonês, que vem desafiando nós, construtores de estruturas em madeira, no mundo todo.

Dessa vez ele criou uma estrutura espetacular, com um sistema de ligação entre peças de madeira laminada colada, criada há alguns anos atrás para atender aos seus desenhos arquitetônicos.

A Madeira Laminada Colada é o único material que poderia fazer as suas estruturas.

Construído a um custo de aproximadamente US $ 46 milhões, o Centro Pompidou de Metz, na França, um museu de arte moderna e contemporânea, foi inaugurado recentemente pelo presidente Sarkozy da França em 11 de maio de 2010.

O museu exibe obras de arte, incluindo esculturas, pinturas modernas e contemporâneas e arte gráfica. No entanto, além das atrações do museu que serão de interesse para os visitantes, todos irão se surpreender com o impressionante design arquitetônico dos mundialmente famosos arquitetos, Shigeru Ban e Jean de Gastines.

Eles criaram uma espetacular sustentação de telhado de madeira laminada colada e um complexo intrigante de aço e concreto para criar galerias que não só proporcionam áreas de exposição, mas também com lindas vistas da cidade de através das grandes áreas envidraçadas.

clip_image002clip_image004

clip_image006

As peças de madeira compreendem 16 km de madeira laminada colada, que estão aparafusadas em conjunto para formar uma malha hexagonal sobre o qual foi instalado uma cobertura sintética para proporcionar uma proteção contra as intempéries, bem como fornecer luz. A área do telhado total é de cerca de 8.500 m².

A estrutura de madeira foi feita pela empresa alemã, Holzbau Amann, que desenvolveu a solução junto com o especialista em madeira suíço Hermann Blumer. O gerente de projeto da Holzbau Amann, Tobias Dobele, concebeu as soluções.

A estrutura de madeira era tão complicada que só poderia ser feita usando a ajuda de desenhos avançados e tridimensionais em computadores. Em princípio, a estrutura é composta por 3 camadas duplas de vigas de madeira laminada, com secção transversal retangular.

A complexa geometria dos elementos só pode ser conseguida através da modelagem em máquinas de CNC avançadas.

clip_image008

clip_image010clip_image012

clip_image014

Devido às muitas variações entre os milhares de feixes, cada um foi fabricado por uma ferramenta controlada por computador que pode moldar as curvas em várias direções e fazer furos para as juntas (nós, pinos e espaçadores). A estrutura foi completamente modelada por computador.

No total, foram 1.600 vigas, o equivalente a 1.000 m³ de Madeira Laminada Colada mais de 15.000 bocais hexagonais; 8.000 blocos de cisalhamento e 1.800 barras roscadas tipo M24.

A maior parte das vigas têm seção transversal de 14x44cm e possuem um comprimento máximo de até 14 m. Comprimento mínimo é de 1 m. A exceção é a das vigas de suporte maiores, que têm uma secção transversal de 18x100cm e possuem um comprimento máximo de 16 m.

Durante o trabalho de design, as empresas trabalharam com Biel College, que realizou testes estruturais dos diferentes elementos.

Noventa e cinco por cento das vigas para a estrutura são feitas de ABETO da Áustria e Suíça. Outras madeiras utilizadas são de FAIA e LARIÇO.

clip_image016clip_image018

Os diversos elementos foram formadas em torno de uma estrutura de seis vigas que formam uma grelha hexagonal. O design é totalmente inovador e único no mundo da construção.

A Holzbau Amann trabalhou com treze carpinteiros no local e na fábrica e mais oito pessoas por turno. Para atender a programação, a empresa teve que trabalhar 24 horas por dia em 3 turnos durante 10 meses, com mais 4 meses de trabalho em dois turnos.

clip_image019

Durante a construção, um sistema confiável e versátil de escoramento foi obrigado a apoiar o quadro inicial. A empresa alemã de andaimes, Peri, projetou o conceito de escoramento usando a “Peri UP Rossetta”, 32m de torres de escoramento elevadas que suportaram as cargas concentradas durante o trabalho de construção.

clip_image020

A empresa francesa, Viry foi contratada para a montagem do grande anel de metal e estrutura afunilada na parte superior da torre hexagonal. A 37m de altura, a estrutura de aço suporta o elemento grande do telhado de madeira. A mais alta torre de metal dos principais elementos estruturais atinge uma altura de 77m.

A coluna de aço é a âncora para os cabos de sustentação a 8.000 m² membrana têxtil, que foi fabricado no Japão pela Taiyo para sua subsidiária na Alemanha, Taiyo Europa.

O telhado da membrana cobre todo o edifício e, para proteção adicional, saliências em até 20 m para dar proteção total das fachadas e da estrutura de madeira de sol, chuva e vento. É feito de fibra de vidro e teflon (PTFE politetrafluoroetileno).

Embora o teto foi projetado principalmente para a proteção, o arquiteto também fez bom uso do efeito translúcido do material para iluminação. A membrana reflete 85% da luz interna, mas a 15% da luz que passa através da estrutura sai durante a noite, quando o edifício é iluminado a partir de dentro.

clip_image021

clip_image022

Custo: 46 milhões dólares

Área de Construção Total: 10.700 m²

Espaço de exposição: 5000 m²

Studio: 196 lugares

Auditório: 144 lugares

• 5 escritórios de estudos técnicos para os estudos de engenharia da estrutura e telhado;

• Mais de 50 subcontratantes para a construção do edifício;

• 80 trabalhadores no local durante a fase de estrutura principal;

• 200 pessoas durante o trabalho de segunda fase;

• 3 gruas mobilizadas para trabalhar com a mais alta em 67m;

• 405 estacas perfuradas 50 cm a 1 m de diâmetro e 11 m de profundidade;

• 750 toneladas de andaimes;

• 12.000 m³ de concreto (fundações e de carpintaria);

• 1500 ton de aço para concreto armado;

• 75.000 horas de trabalho (trabalho estrutural);

• 970 ton de aço estrutural (fachadas e torre hexagonal);

• 650 toneladas de estrutura de madeira;

• 18 km de madeira e 16.000 peças para a formação da estrutura de madeira;

• 8000 m² de membrana de PTFE;

clip_image024

clip_image026clip_image028clip_image030clip_image032clip_image034clip_image036clip_image037clip_image038clip_image040clip_image041clip_image042clip_image043clip_image044clip_image045
clip_image046

Por Eng. Alan Dias

Nenhum comentário: