Mais uma batalha vencida. Devagarzinho a gente chega lá!
Caros colegas,
Vejam a grande conquista realizado no incio deste ano, pela nossa categoria.
Tecnólogos incluídos na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações.
Consulte as competências e atividades segundo a Classificação Brasileira de Ocupações / MTE.
Acesse: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/saibaMais.jsf
Utilize no campo: Palavra Chave o titulo Tecnólogo.
Assenotec – CE
O que é a CBO?
CBO - Classificação Brasileira de Ocupações
Por meio desta publicação o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE disponibiliza à sociedade a nova Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, que vem substituir a anterior, publicada em 1994.
Desde a sua primeira edição, em 1982, a CBO sofreu alterações pontuais, sem modificações estruturais e metodológicas. A edição 2002 utiliza uma nova metodologia de classificação e faz a revisão e atualização completas de seu conteúdo.
A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.
A nova versão contém as ocupações do mercado brasileiro, organizadas e descritas por famílias. Cada família constitui um conjunto de ocupações similares correspondente a um domínio de trabalho mais amplo que aquele da ocupação.
O banco de dados do novo documento está à disposição da população também em CD e para consulta pela internet.
Uma das grandes novidades deste documento é o método utilizado no processo de descrição, que pressupõe o desenvolvimento do trabalho por meio de comitês de profissionais que atuam nas famílias, partindo-se da premissa de que a melhor descrição é aquela feita por quem exerce efetivamente cada ocupação.
Estiveram envolvidos no processo pesquisadores da Unicamp, UFMG e Fipe/USP e profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai. Trata-se de um trabalho desenvolvido nacionalmente, que mobilizou milhares de pessoas em vários pontos de todo o País.
A nova CBO tem uma dimensão estratégica importante, na medida em que, com a padronização de códigos e descrições, poderá ser utilizada pelos mais diversos atores sociais do mercado de trabalho. Terá relevância também para a integração das políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, sobretudo no que concerne aos programas de qualificação profissional e intermediação da mão-de-obra, bem como no controle de sua implementação.
2142 :: Engenheiros civis e afins
Títulos
2142-05 - Engenheiro civil
Engenheiro de planejamento, Engenheiro orçamentista, Engenheiro projetista
2142-10 - Engenheiro civil (aeroportos)
2142-15 - Engenheiro civil (edificações)
2142-20 - Engenheiro civil (estruturas metálicas)
2142-25 - Engenheiro civil (ferrovias e metrovias)
2142-30 - Engenheiro civil (geotécnia)
Engenheiro civil (fundações), Engenheiro civil (mecânica de solos)
2142-35 - Engenheiro civil (hidrologia)
2142-40 - Engenheiro civil (hidráulica)
2142-45 - Engenheiro civil (pontes e viadutos)
2142-50 - Engenheiro civil (portos e vias navegáveis)
2142-55 - Engenheiro civil (rodovias)
Engenheiro civil (terraplanagem), Engenheiro de estradas, Engenheiro de geometria, Engenheiro de pavimentação, Engenheiro de projetos viários, Engenheiro de segurança viária, Engenheiro de sinalização viária, Engenheiro rodoviário
2142-60 - Engenheiro civil (saneamento)
Engenheiro civil (obras sanitárias), Engenheiro sanitarista
2142-65 - Engenheiro civil (túneis)
2142-70 - Engenheiro civil (transportes e trânsito)
Analista de projetos viários, Analista de transportes e trânsito, Analista de tráfego, Engenheiro de logística, Engenheiro de operação (transporte rodoviário), Engenheiro de transportes, Engenheiro de tráfego, Engenheiro de trânsito
2142-80 - Tecnólogo em construção civil
Tecnólogo em construção civil-modalidade edifícios, Tecnólogo em construção civil-modalidade hidráulica, Tecnólogo em construção civil-modalidade movimento de terra e pavimentação, Tecnólogo em controle de obras, Tecnólogo em contrução de edifícios, Tecnólogo em edificações, Tecnólogo em estradas
Descrição Sumária
Elaboram projetos de engenharia civil, gerenciam obras, controlam a qualidade de empreendimentos. Coordenam a operação e manutenção do empreendimento. Podem prestar consultoria, assistência e assessoria e elaborar pesquisas tecnológicas.
2 comentários:
Como está o mercado para tecnólogo em estradas?
Sou formado em Sociologia e estou me preparando para fazer o Enem deste ano para Tecnologia em Estradas, no Ifce.
Por isso estou postando essa pergunta.
Você saberia em quais empresas há vagas para profissiionais dessa área?
der, dnit, amc e todas as empresas de construção viária
Postar um comentário