segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

EXPOWEC 2008 - Novidades


Empresa japonesa apresenta novo produto a partir de energia renovável

Brasília, 3 de dezembro de 2008

A Exposição Tecnológica Mundial (ExpoWEC), que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até sexta-feira (5), está cumprindo o seu papel de apresentar novas tecnologias. Depois de expor a “Casa Ecológica” e a Usina Móvel de biodiesel, as atenções dos participantes voltam-se para o Gerador de Energia Eólica.

Trazido por uma empresa japonesa, a Hitachi High Technologies, o equipamento, que já é utilizado por países da Ásia, ainda não possui valor estimado para comercialização, pois está em processo de nacionalização, mas os representantes garantem que a novidade terá preço competitivo.

De acordo com o consultor da empresa, Sergio Trovo, o gerador de energia a partir do vento deverá ser bem aceito por produtores rurais e áreas comuns de condomínios e prédios. A potência do equipamento varia de 10 a 20 kilowatts, podendo abastecer de oito a dez residências confortavelmente. “Na cidade, o gerador atende a todas as necessidades modernas e no campo às bombas de água, por exemplo”, exemplificou o consultor.

Entre as vantagens, possui um motor com menor desgaste, devido a girar em baixa rotação. Além disso, faz menos barulho que motores convencionais e não agride a fauna, no caso da migração de aves. “É um investimento, na verdade, porque o retorno terá custo zero e exigirá baixa manutenção”, destacou Sergio Trovo.

Ele lembra que a energia eólica vem sendo usada pela humanidade desde 1.000 anos antes de Cristo e, por ser gerada a partir de fenômenos naturais que se repetem, é considerada energia renovável. A previsão de lançamento do produto no mercado brasileiro e para 2010.

Rafaela Maximiano
Equipe de Comunicação da WEC 2008

Nenhum comentário: