quarta-feira, 27 de março de 2013

PISOS EM EDIFICAÇÕES

imageApresentações P. Point. José de A. Freitas Jr. /Construção Civil II –UFPR

Possibilita contra-pisos com menos de 2cm de espessura. ..... Tipos de pisos e acabamentos sobre o contra-piso; ...

Dowload: http://www.dcc.ufpr.br/wiki/images/a/a1/TC025_Pisos_em_edificações.pdf

segunda-feira, 25 de março de 2013

Você sabe o que é Compliance?

Você sabe o que é 'Compliance' e quais são seus Princípios?

http://www.iso31000qsp.org/2013/03/voce-sabe-o-que-compliance-e-quais-sao.html

image

Compliance é o resultado do atendimento, por parte de uma organização, às suas obrigações.*

As políticas e os procedimentos para atingir o compliance devem ser integrados a todos os aspectos de como a organização opera. O compliance não deve ser visto como uma atividade isolada, mas deve estar alinhado aos objetivos estratégicos globais da organização. Um programa de compliance eficaz dará sustentação a esses objetivos.

O compliance deve, ao mesmo tempo em que mantém sua independência, ser integrado aos sistemas de gestão da organização (gestão financeira, de riscos, da qualidade, ambiental, da segurança e saúde no trabalho, etc.) e a seus requisitos e procedimentos operacionais.

Um programa de compliance eficaz que abranja toda a organização proporcionará a possibilidade dela demonstrar seu comprometimento com o compliance a leis pertinentes, incluindo requisitos legais, códigos da indústria, normas técnicas, bem como a padrões de boa governança corporativa, ética e expectativas da comunidade. A maneira como uma organização trata o compliance deve ser modelada por seus valores principais e por padrões éticos, comunitários e de governança corporativa normalmente aceitos.

A não adoção dos valores acima em todos os níveis de operação de uma organização a expõe a riscos de falha de compliance. Em muitas situações, a Justiça tem levado em consideração o comprometimento de uma organização com o compliance ao estabelecer a penalidade a ser aplicada por violação de leis pertinentes...

A norma australiana AS 3806:2006 apresenta doze princípios e orientações para o delineamento, o desenvolvimento, a implementação, a manutenção e a melhoria de um programa de compliance flexível, responsivo, eficaz e mensurável de uma organização.

Antes de implementar seu programa de compliance, a organização deve identificar seus riscos de compliance, classificar a probabilidade e as consequências de potenciais falhas de compliance e alocar recursos para o seu tratamento conforme necessário (o Manual de “Diretrizes para a Implementação da ISO 31000:2009”, da Coleção Risk Tecnologia, traz orientações sobre o processo de avaliação de riscos).

O risco de falha de compliance deve ser reavaliado sempre que houver:

(a) atividades, produtos ou serviços novos ou modificados;

(b) mudanças na estrutura ou estratégia da organização;

(c) mudanças externas significativas; ou

(d) mudanças nas obrigações de compliance.

-------------------------------------

*(Wikipédia). Nos âmbitos institucional e corporativo, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa: agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

Compliance é muito presente em instituições e empresas. Originada no mercado financeiro, tem se estendido para as mais diversas organizações privadas e governamentais, especialmente aquelas que estão sujeitas a forte regulamentação e controle.

Com as atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação à política interna é identificado e evitado. Com isso, sócios e investidores têm a segurança de que suas aplicações e orientações serão geridas segundo as diretrizes por eles estabelecidas.

Não existe compliance se não houver segregação (separação) de funções: por exemplo, quem determina um investimento não pode ser a mesma pessoa a fiscalizá-lo; quem cria uma norma interna não pode nomear a si próprio como fiscalizador dessa norma.

A partir de meados da década de 90, todas as organizações públicas e privadas passaram a adotar o compliance como uma de suas regras mais primárias e fundamentais para a transparência de suas atividades. O oposto também é válido: as empresas ou órgãos públicos que não possuem uma área forte de compliance perdem em credibilidade perante as partes interessadas (stakeholders) e cada vez mais perdem oportunidades no mercado, principalmente no financeiro.

As atividades de compliance, para terem credibilidade, não devem ter em seus quadros jovens recém-contratados, recém-formados ou estagiários. Só devem ocupar cargos de compliance pessoas com larga e comprovada experiência no negócio em si e também com forte experiência em cargos de liderança em empresas de médio ou grande porte.

Devido à enorme responsabilidade dos executivos de compliance, eles devem estar prontos para responder aos stakeholders e perante a lei por suas atividades.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tira dúvida- O que Listelo e tozzeto?

http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/14/02/2009/o-que-e-listelo/

http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/15/02/2009/o-que-e-tozzeto/

Terminologia arquitetônica Prof. Pinhal

Listelo  - é Filete. Pequena moldura usada para arrematar peças cerâmicas. Antigamente também chamado de “grega” é um acabamento, normalmente utilizado como se fosse uma moldura. Em geral é utilizado em conjunto com a cerâmica, é colocado habitualmente a meia-altura. Existem faixas decorativas em papel auto-adesivo que podem substituir o listelo. Se for aplicar no piso, também como moldura, que é o mais habitual, certifique-se que é adequado para essa utilização.

clip_image002

clip_image004

-------------------------------

 

Tozzeto  - é Palavra italiana que significa pequenas peças de cerâmica. Elas se encaixam em outras maiores, compondo pisos e paredes.

Podem ser de mármore, granito ou outro material que compõem com outros pisos e revestimentos criando um efeito decorativo.

Geralmente, as peças não ultrapassam 12,5 cm, são quadradas e a venda é feita por unidades ou pacotes com dez peças.

Uma forma bastante comum de usar é escolher o tozetto com desenhos e cores que contrastam com o piso usado em todo o local.

clip_image005

fonte: http://www.pinhalarquitetura.com.br

--------------------------------------------

http://www.assoalhosmonet.com.br/tacao-madeira.php


Tacão de Madeira

Você deve estar se perguntando: O que é um tacão de madeira?

Tacão de madeira é um piso de peças maciças em tamanhos iguais. As peças são colocadas individualmente sobre um contrapiso.

As madeiras utilizadas para fazer o Tacão de madeira são: Cumaru, cabreúva, marfim, jatobá e ipê. Todas são madeiras de alta resistência e mais requisitadas do mercado.

O Tacão de madeira feito com a cabreúva tem alta resistência, pois a madeira é dura e compacta, da mesma forma são as madeiras guarapa, cumaru, jatobá e ipê. O que diferencia um pouco das demais é o Tacão de madeira feito com a madeira marfim que, pois a sua tonalidade suave embeleza as peças.

O Tacão de madeira possui grande resistência e versatilidade, eles são ótimas opções de revestimento, a vantagem do Tacão de madeira é que ele ajuda a manter a temperatura agradável em mudanças climáticas.

O Tacão de madeira é bonito, charmoso, impõe certo glamour e são fáceis de limpar. Todo Tacão de madeira deve ser limpo somente com pano úmido, nunca se deve passar produtos que não sejam específicos para tacos.

A Assoalhos Monet produz o tacos em diversos tipos de madeira e formatos (tacos, taco palito, Tacão de madeira) e os padrões gráficos são definidos de acordo com o projeto: dama, diagonal, escama, amarração.

O Tacão de madeira é seco em estufa a vapor ou ao ar livre, para manter toda qualidade da madeira e evitar danos causados pela secagem mal sucedida.

Existe uma grande demanda do Tacão de madeira no mercado, desde os mais remotos tempos a madeira vem sendo utilizada pelos homens, tanto em seus projetos de conquista do mundo nas construções de embarcações como nas construções de suas moradias, sendo esta utilizada desde a estrutura até o acabamento e decoração, encontramos projetos de madeira que atravessaram os séculos . A utilização de pisos, assoalhos, tacos, Tacão de madeira e forros de madeira constituem uma antiga prática construtiva, muito observada á séculos atrás até hoje.

Conheça mais sobre este produto na Assoalhos Monet, os profissionais lhe ajudarão encontrar a melhor solução para o seu projeto. Tacão de madeira é aqui.

clip_image007clip_image009clip_image011

Pisos de madeira 2

Fonte:

http://www.pisodemadeira.net/tipos-de-piso-de-madeira/

imageNeste post falaremos um pouco sobre os diversos tipos de pisos de madeira disponíveis no mercado para você decorar a sua casa. Preparamos uma lista com os tipos de pisos, uma breve explicação sobre eles, as formas de instalação do piso de madeira e algumas características principais. Além de imagens para exemplificar.

Para escolher o melhor tipo de piso de madeira para sua casa ou escritório, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes, como:

· Tipo de madeira;

· Cor do piso;

· Durabilidade;

· Marca do produto;

· Modo de instalação etc.

Desta forma, você poderá escolher o seu piso da melhor forma possível. Alguns deles podem variar em sua cor, tipo de madeira ou acabamento, com ou sem verniz, por exemplo. Confira a lista dos principais tipos de pisos de madeira do mercado:

ASSOALHO - Este tipo de piso é formado por réguas de madeira maciça com comprimento, espessura e larguras variáveis. Desta forma, você pode distribuí-los da forma que achar melhor, formando desenhos, paginações exclusivas etc.

clip_image001

Instalação: O assoalho pode ser instalado de forma direta, aplicado sobre o contrapiso por barroteamento, que são pequenas peças de madeira embutidas no contrapiso onde as peças são fixadas. O seu fixamento é muito simples, possuindo encaixes laterais que facilitam a instalação.

Características: As principais características deste produto são a durabilidade e o acabamento, além da fácil instalação.

CARPETES DE MADEIRA

Os chamados carpetes de madeira são, na verdade, lâminas de madeira com base de compensado, que medem cerca de 7mm de espessura e possui dimensões variáveis.

clip_image002

Instalação: A sua instalação é do tipo flutuante, onde as lâminas de madeira são assentadas sobre manta plástica e fixadas lateralmente por colagem ou encaixe entre as peças. É o tipo mais utilizado nos dias de hoje.

Características: Este tipo de piso é muito fácil de se instalado, podendo ser feito pelo próprio morador da casa. Há a possibilidade de ser instalado por cima de piso já existente sem maiores problemas. O único porém é que o carpete de madeira pode riscar com facilidade, não sendo indicados para áreas de grande circulação.

LAMINADOS

Os pisos laminados, muito famosos nos dias de hoje, nada mais são do que réguas de material composto, com cerca de 8mm de espessura, prensados e resinados, reproduzindo, na superfície, padrões de madeira.

clip_image003

Instalação: Sua instalação também é muito simples, contando com réguas de madeira que são fixadas entre si por colagem ou encaixe, e apoiadas no próprio piso.

Características: Possui encaixe lateral entre as peças e pode também ser instalado sobre pisos já existentes no local. A aparência do piso, por vezes, é artificial, sem aquela aparência de madeira natural.

TACOS E PARQUETES

Os tacos são pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis, que podem ser montados de acordo com o desejo do cliente, formando diversas formas geométricas para decorar os ambientes. Já os parquetes são placas compostas por pequenos tacos rejuntados, formando mosaicos.

clip_image004

Instalação: A instalação é feita pelo método de colagem sobre o contrapiso.

Características: Atualmente, colas especiais tornaram a fixação mais resistente, diminuindo o risco das peças descolarem, o que era um problema anos atrás. A possibilidade de formas mosaicos no piso é um atrativo para os clientes que gostam de pisos personalizados.

Tenho certeza que depois deste post ficou muito mais fácil escolher o seu próximo piso de madeira, não é mesmo? São muitas as opções disponíveis no mercado, e todas elas contam com as maravilhosas vantagens de se ter um piso de madeira, como durabilidade, segurança, fácil limpeza, decoração etc.

domingo, 17 de março de 2013

Pisos e Revestimentos Cerâmicos

 

Fonte: http://www.casasaopedro.com.br/dicas_pisos.htm

Piso ou revestimento?

imageAs diferenças básicas entre piso e revestimento cerâmico é com relação ao formato e aplicação. Os pisos, como o nome já diz, são para serem aplicados no chão e praticamente todos são quadrados, com medidas que variam entre 30 x 30cm até 50 x 50cm, existindo modelos ainda maiores. Já os revestimentos podem ser aplicados tanto no chão quanto na parede, dependendo da sua resistência, e são na maioria de formato retangular de várias proporções. Existem ainda os revestimentos quadrados, como as pastilhas de 10 x 10cm, que são usados apenas nas paredes.
Além dos pisos e revestimentos existem outras peças cerâmicas, como azulejos, rodapés, faixas, listellos, tozettos e outras pequenas peças onde a qualidade do esmalte nem sempre é relevante.

A resistência do esmalte cerâmico

Quando falamos em resistência do esmalte cerâmico, nos referimos à qualidade do acabamento da superfície da cerâmica. A sigla P.E.I. - Porcelain Enamel Institute - é usada para classificar a resistência do esmalte do piso ou revestimento. Para cada ambiente é recomendado um nível P.E.I. diferente. A classificação P.E.I. é numérica e vai de 1 a 5:

PEI 1 - Indica um esmalte frágil, geralmente encontrado em azulejos, não aceitando nenhum tipo de atrito. Ideal para aplicação em paredes ou em locais com praticamente nenhum tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.

PEI 2 - Os pisos e revestimentos com esta classificação são ideais para aplicação em paredes ou em locais com pouquíssimo tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.

PEI 3 - Este é o tipo mais usado em residências, por suportar pequeno tráfego. Pode ser colocado em praticamente todos os cômodos da casa, como quartos, sala, cozinha e banheiros.

PEI 4 - Com um esmalte mais resistente, os pisos com esta classificação são ideais para corredores de maior tráfego, entradas, áreas externas e garagens cobertas ou não.

PEI 5 - Nesta classificação estão os pisos com o esmalte mais resistente, perfeito para o alto tráfego de pessoas, como lojas, restaurantes, lanchonetes, escritórios, consultórios ou até mesmo shoppings e pequeno tráfego de veículos.

PEI x Qualidade do piso

A classificação PEI refere-se apenas à qualidade do esmalte do piso e não a resistência da peça em si. Para ser mais prático, um piso PEI 5 é mais resistente a riscos com pedras ou arrastar de objetos pesados do que um PEI 3, por exemplo; mas isto não quer dizer que o PEI 5 suporta um peso de um caminhão. A resistência a peso implica em outros fatores, como a qualidade da cerâmica, forma e materiais usados no assentamento, qualidade da base do piso, entre outros.

Se o PEI 5 é o melhor, porque comprar um piso de PEI inferior?

Os pisos PEI 5 são normalmente projetados especialmente para uso externo e possuem algumas características típicas destas aplicações, como superfície anti-derrapante, grandes dimensões (40 x 40cm ou mais), maior resistência a peso e outros. Isso torna os pisos PEI 5 não muito adequados para uso residencial, salvo áreas como quintais e garagens. Outro fator a ser considerado é seu preço mais elevado, em vista das suas qualidades.

Cuidados com a limpeza

Pisos e revestimentos cerâmicos de qualidade são muito resistentes, mas nem por isso pode-se limpá-los com qualquer produto. Mesmo num PEI 5 não recomenda-se o uso de qualquer ácido para limpeza, mesmo porque, devido a baixa aderência que o esmalte proporciona, dificilmente a sujeira "gruda" no piso. Na cozinha, por exemplo, opte por pisos e revestimentos lisos e brilhantes, que são bem mais fáceis de limpar. Confira abaixo uma tabela com alguns tipos de manchas e os produtos indicados para sua remoção:

Tipos de manchas

Produto para limpeza

Graxas e óleos

Água quente e detergente alcalino

Tintas

Removedor de tintas

Ferrugem

Água sanitária e saponáceo

Café

Água sanitária ou saponáceo

Tinta de caneta

Solvente orgânico (acetona, benzina)

Borracha de pneus

Solvente orgânico (aguaraz) ou saponáceo

Cerveja ou vinho

Detergente alcalino ou detergente com abrasivo ou água sanitária

OBS: o uso de ácidos nos pisos podem corroer o esmalte do piso ou revestimento, tornando-o poroso e mais vulnerável.

Piso de Madeira

http://www.pisodemadeira.net/tipos-de-piso-de-madeira/

· PISOS DE MADEIRA

 

clip_image001Os pisos de madeira são uma tendência fortíssima da decoração de ambientes nos dias de hoje. A grande maioria das novas casas estão sendo construídas já pensadas para o uso do piso de madeira nos cômodos, sejam eles salas de jantar, quartos, corredores etc. Até mesmo as casas que estão passando por reformas já estão recebendo os pisos de madeira.

Neste post falaremos sobre os pisos de madeira, tipos e vantagens de utilizá-los em sua casa ou empresa. Fique ligado e acompanhe as dicas:

 

Piso de Madeira

O piso de madeira combina com diversos elementos de decoração, fazendo com que seja ainda mais fácil ornar elementos de diversas cores e acabamentos. Além de dar um charme inigualável aos seus ambientes, tornado-os aconchegantes.

Este tipo de piso é muito utilizado também por ser muito fácil de manter, com um processo de limpeza muito simples e prático. Facilitando e muito a vida da dona de casa, ou mesmo da empregada que realiza a limpeza do piso. Evitando, também, que se acumulem bactérias e outros seres que podem prejudicar a nossa saúde.

Além disso, os pisos de madeira possuem uma durabilidade muito grande, se bem conservados. Algumas lojas dão garantia de 5 anos ou mais, visto a qualidade do produto e a sua durabilidade.

 

Tipos de piso de madeira

Existem muitos tipos de pisos de madeira utilizados nos dias de hoje, dentre eles, podemos destacar os mais famosos:

· Tacos;

· Assoalhos;

· Pisos laminados e;

· Parquets.

Estes são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira. É possível saber a diferença entre eles pela espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação no chão. Suas espessuras variam, geralmente, entre 1 e 2,5 centímetros, dependendo do tipo de acabamento utilizado pelo cliente. Com isso, é possível criar várias formas de piso, com desenhos diferentes para cada piso.

clip_image002

 

Vantagens do piso de madeira

Existem muitas vantagens em se utilizar o piso de madeira em sua residência. Poderíamos enumerar diversas delas aqui, mas selecionamos algumas bem importantes, abaixo:

· Alta durabilidade;

· Resistência;

· Instalação simples;

· Beleza e requinte ao ambiente;

· Conforto térmico;

· Fácil de limpar;

· Sensação de aconchego ao lar, etc.

Dentre outras vantagens, destaca-se a possibilidade de poder dar uma nova cara ao piso através do processo de raspagem, que o deixa com aspecto de novo. Fato este que pode fazer com que você economize um bom dinheiro em trocas etc.

clip_image003

Tipos de madeira utilizadas

No mercado existem diversos modelos de pisos de madeira, desde os mais simples até os mais luxuosos, passando pelos modelos de madeira rústica etc. Geralmente, são produzidos com matéria orgânica, madeira encontrada na natureza, com pouca ou nenhuma adição de material industrializado. Existem diversas matérias-prima utilizadas na fabricação dos pisos, como: cumaru, peroba, ipê, amêndola, tauari, carvalho, entre muitos outros.

Há também uma diferenciação quanto à dureza e a resistência do piso de madeira, possuindo variação de acordo com a madeira utilizada. Algumas lojas possuem uma escala com a resistência de cada madeira utilizada.

Mas independentemente de como ele é produzido, há sempre um tipo de piso de madeira disponível que combinará com seus ambientes. Sejam eles residenciais ou comerciais. Analise os modelos, cores e tamanhos; faça orçamentos e simulações em seus ambientes; depois faça a escolha certa e compre pisos de madeira para sua casa.

domingo, 3 de março de 2013

10 obras arquitetônicas extraordinárias

http://www.loucoporviagens.com.br/2012/04/09/10-obras-arquitetonicas-extraordinarias/ 

Postado por Rogério Enachev em 9 abril


10 obras arquitetônicas extraordinárias

O site da Lonely Planet reuniu 10 das mais variadas obras arquitetônicas do mundo. A lista, que mostra vários de tipos de belezas arquitetônicas, inclui até mesmo o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

 

Museu Guggenheim, Espanha

Alguns críticos dirão que o Museu Guggenheim de Frank Gehry, ao norte da cidade espanhola de Bilbao, inaugurado em 1997, é uma das mais influentes e impactantes obras da arquitetura moderna. Com suas folhas de titânio e seu complexo de blocos interligados, o museu dá um aceno ao industrialismo de Bilbao, mas, também, às curvas do Guggenheim de Frank Lloyd Salomon, em Nova York.

Potala Palace, Tibete

No alto da cidade de Lhasa está a antiga sede do governo Tibetano e antiga casa de inverno de Dalai Lama. Mais notável agora por sua imponente presença do que por seus moradores, essa enorme construção de 13 andares de altura contém milhares de cômodos e possui o estilo de um tradicional templo budista, talvez mais elaborado. Acredita-se que mais de 7000 trabalhadores estiveram envolvidos nessa construção durante o século VII a.C. Agora, o Potala Palace é um museu estatal da China e ocupa um lugar na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Bibliotheca Alexandrina, Egito

Com suas velhas pirâmides e sua Bibliotheca Alexandrina, o Egito agora tem o melhor do novo e do antigo. Como um enorme disco inclinado ou um interruptor gigante, a atual biblioteca de Alexandria, à beira-mar, é, sem dúvida, o primeiro grande projeto do novo milênio. Concluída em 2002, é inspirada na Biblioteca de Alexandria original, fundada no século 3 a.C. e aclamada como a maior de todas as instituições clássicas. A construção inclinada representa um segundo sol nascendo no Mediterrâneo. O vasto espaço da rotunda pode abrigar oito milhões de livros.

Sagrada Família, Espanha

Sem dúvidas, é a mais extraordinária igreja do mundo, projetada pela mente de um dos arquitetos mais excêntricos da história: Antoni Gaudí. Com as suas torres afiladas como braços endireitados de um polvo, a construção da Sagrada Família começou em 1882, e a visão de Gaudí era tão complexa que a igreja ainda está inacabada. Quando estiver totalmente finalizada, a igreja contará com três fachadas e 18 torres, a mais alta delas (170m) representando Jesus Cristo. Os planos visam concluir o ícone de Barcelona em 2026, ano em que se completa o 100º aniversário da morte de Gaudí, embora agora seja até uma pena vê-la concluída.

Taj Mahal, Índia

Seria essa a construção arquitetônica mais famosa e mais romântica (exceto pela cidade industrial à sua volta, e seus montes de riquixás e camelôs) do mundo? Descrita pelo poeta indiano Rabindranath Tagore como uma lágrima no rosto da eternidade, o Taj Mahal, em Agra, foi construído pelo Imperador Shah Jahan como um memorial para a sua segunda esposa, Mumtaz Mahal, que morreu dando à luz ao seu 14º filho em 1631. Ele é um extravagante monumento de mármore branco ao amor, o que explica todos os jovens casais que o contemplam maravilhados.

Mesquita Imam, Irã

Figurando ao lado de uma das maiores praças do mundo, a mesquita de Imam, em Isfahan, é uma maravilha ladrilhada completamente coberta por dentro e por fora com ladrilhos azuis e amarelos (marca registrada de Isfahan). A mesquita é uma estonteante construção do século XVII, e seus ladrilhos parecem mudar de cor dependendo das condições de luz. Sua cúpula principal tem 54m de altura e é rebuscadamente ornamentada com um mosaico floral estilizado, enquanto seu portal de 30m de altura é um exemplo supremo dos estilos arquitetônicos do período safávida (1502-1772). A mesquita fica inclinada para a praça cerca de 45 graus, de modo que se volte para Meca.

Palácio de Inverno, Rússia

Mais conhecido como invólucro exterior para o notório Museu Hermitage, essa joia cor de pistache às margens do Rio Neva, em São Petersburgo, foi projetada por Francesco Bartolomeo Rastrelli como a residência de inverno dos czares russos. Ocupando um quarteirão inteiro, ele guarda todo o primor e ornamentação do período barroco; estátuas ficam nos cantos do telhado como mergulhadores a lançarem-se sobre o rio Neva. Não é de se admirar que esta seja a obra-prima de uma cidade construída especialmente para que a Rússia pudesse competir com a beleza arquitetônica da Europa.

Krak dos Cavaleiros, Síria

Descrito por TE Lawrence como o mais refinado castelo no mundo, esse forte cruzado no topo da montanha pode ter 800 anos, mas, como se tivesse passado por um tratamento de botox, mantém-se firme e forte contra o desgaste do tempo. É um clássico modelo de castelo medieval, com suas grossas paredes exteriores separadas da estrutura interna por um fosso escavado na rocha. Dentro, é uma mini-cidade completa, com uma capela, banheiros, uma sala grande e uma loggia gótica. O sinal mais visível do envelhecimento é a vegetação que cresce em suas paredes – nada que uma boa aparada não corrija.

Museu Oscar Niemeyer, Brasil

Projetado por Oscar Niemeyer, o renomado arquiteto da capital brasileira, Brasília, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, testará seu senso estético. Como todas as grandes obras arquitetônicas – provavelmente ainda mais – a aparência do museu possui um elemento que uns amam e outros odeiam, tendo sua principal galeria na forma de um olho de vidro reflexivo apoiado em uma coluna amarela rodeada por rampas curvas sobre uma piscina d’água. Ao entrar no “Museu do Olho”, você verá que cada aspecto do projeto parece reunir beleza e capricho.

Aya Sofia, Turquia

A Basílica de Aya Sofia é o grande marco arquitetônico do coração de Istambul, com seus quatro minaretes parecidos com foguetes prontos para partir rumo à lua. Construída no século VI d.C. como uma igreja ortodoxa, ela se tornou mais tarde uma mesquita e, desde 1935, é um museu. Sua enorme estrutura foi construída em apenas cinco anos, e suas paredes cor de almíscar são rematadas por uma imponente cúpula de 31m de largura por 56m de altura. A base da cúpula é rodeada por janelas, para que, de dentro da estrutura, a cúpula pareça quase pairar acima do edifício.

 

E aí? Conhece mais alguma que merece estar na lista?

Crédito de Imagens:

Aya Sofia – David Stanley
Museu Oscar Niemeyer – oddsock
Krak dos Cavaleiros – Rainer Lott / Steffi Esch
Palácio de Inverno – Michael Bravo
Taj Mahal – ndj5
Mesquita Imam – fulvio
Sagrada Família – Volkanikz
Bibliotheca Alexandrina – Mitch. A !
Potala Palace – Bernt Rostad
Museu Guggenheim – cocoate.com