sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pavimentação Intertravada – Parte 2

ESPECIFICAÇÕES DAS PEÇAS:

Para que o pavimento com blocos pré-moldados de concreto tenha desempenho estrutural, é necessário que as peças com que ele é executado sejam fabricadas obedecendo certos padrões de qualidade, principalmente quanto às exigências relativas ao seu formato, à variação dimensional, resistência mecânica e durabilidade.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO:

Um procedimento que possa garantir a fabricação de blocos pré-moldados de concreto, com a necessária qualidade, envolve certos cuidado que compreendem o tipo de equipamento para moldagem dos blocos, a análise dos materiais (cimento, agregados, e observância do fator água/cimento e outros).

PROJETO DO PAVIMENTO:

O sucesso da pavimentação intertravada em blocos pré-moldados de concreto não depende apenas da forma e qualidade dos blocos, mas, também, da perfeita avaliação do volume de tráfego e das características da sua fundação.

Quando o pavimento se destinar a tráfego leve e pouco intenso, a experiência tem demonstrado um bom desempenho dos blocos de concreto simplesmente assentados sobre um colchão de areia, aplicados sobre um sub-leito convenientemente regularizado e compactado. Nesses casos, é dispensável uma camada de reforço da fundação e um projeto mais elaborado também não se faz necessário nessas condições.

Para tráfegos mais pesados e intensos, o projeto definirá a necessidade de uma camada de reforço ou sub-base, recomendando-se a utilização de solo estabilizado granulometricamente, macadame hidráulico, solo-cimento, brita graduada ou outro material com capacidade de suporte comprovada laboratorialmente.

CONSTRUÇÃO:

A colocação dos blocos deve ser iniciada somente após a conclusão dos serviços de drenagem e preparo das camadas subjacentes. Normalmente, os blocos são assentados sobre uma camada de areia, ou pó de pedra, com espessura média de 3 ou 5 cm, devendo ser dispostos o mais próximo possível uns dos outros, de maneira a garantir o intertravamento.

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Os arremates  são  feitos  com  peças  especiais, que  já acompanham os blocos-padrão.

Pequenos espaços existentes entre os blocos de arremate e as bordas de acabamento do pavimento tais como meios-fios, devem ser completados com areia, ou argamassa de cimento e areia, se forem frestas mais largas do que 01 centímetro.

Concluído o assentamento, a cada pequeno trecho o pavimento deverá ser submetido à ação de placa vibratória ou de pequenos rolos vibratórios, para adensamento do colchão de areia e eliminação de eventuais desníveis. Finalmente espalha-se, por varredura, areia ou pó de pedra sobre o pavimento para preenchimento dos vazios, até a saturação completa das juntas.

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A liberação do tráfego pode ser, então, imediata.

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CONSERVAÇÃO:

O pavimento de blocos pré-moldados de concreto praticamente não exige trabalho de conservação. Os serviços restringem-se praticamente aos vazamentos de canalização e de eventuais recalques do sub-leito, casos em que são removidos apenas os blocos necessários. Efetuadas as correções, tais blocos são recolocados. Sendo o reassentamento dos blocos bem feito, não fica sequer vestígio de execução dos reparos.

Como não aparecem buracos na pavimentação intertravada (mesmo na época de chuva) não existem despesas com operações tapa-buracos, recapeamento, selagens de trincas, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

            A pavimentação articulada e intertravada em blocos de concreto apresenta vantagens, dentre as quais se destacam aquelas que se traduzem em economia de custos, pois a experiência mostra que, tanto no custo inicial como no custo final, principalmente a médio e longo prazo, seu emprego revela-se extremamente vantajoso.

            Trata-se, portanto, de uma alternativa a ser considerada por administradores públicos e privados, projetistas, consultores e empreiteiros, bem como por qualquer pessoa envolvida na escolha dos tipos de pavimentos a serem utilizados nos mais diversos campos de aplicação.

            A INTERPAVI mantém à disposição dos interessados um corpo de engenheiros e assistentes técnicos qualificados para sanar quaisquer dúvidas.

COMPARATIVO TÉCNICO:

PISO INTERTRAVADO x ASFALTO x PARALELEPÍPEDO

CARACTERÍSTICA
(x = Pontos positivos)

Inter-

Travado

Asfalto

Parale-

Lepípedo

Durabilidade ilimitada

x

-

x

Baixo custo com obras subterrâneas

x

-

x

Removível e reaproveitável

x

-

x

Dispensa equipamentos caros, especiais barulhentos, para sua remoção

x

-

x

Dispensa manutenção periódica

x

-

-

Dispensa capina periódica

x

x

-

Insensível a agentes químicos

x

-

x

Não sujeito a trincas por fenômenos de dilatação, retração, flexão e oxidação

x

-

x

Tem duas faces de uso

x

-

x

Boa velocidade de aplicação

x

x

-

Dispensa mão de obra especializada para sua aplicação

x

-

x

Dispensa equipamentos caros e especiais para a sua aplicação

x

-

x

Dispensa betume para rejuntamento

x

x

-

Não é perecível, é estocável

x

-

x

Confortável e adequado ao trânsito veloz de veículos modernos

x

x

-

Anti-derrapante

x

-

-

Proporciona trânsito silencioso e isento de vibrações

x

x

-

Cor clara proporciona maior eficiência da iluminação pública e melhor visibilidade

x

-

-

Não aquece o ambiente

x

-

-

Confortável ao trânsito de pedestres

x

x

-

Confortável ao trânsito de patins, skates, bicicletas e cadeira de rodas

x

x

-

Satisfaz necessidade estéticas

x

-

x

O próprio pavimento possibilita demarcação ou decoração indelével

x

-

-

É intertravado

x

-

-

Redistribui cargas estáticas e dinâmicas

x

x

-

ASPECTOS POSITIVOS PONTUAÇÃO FINAL

25

08

11

INTERPAVI - interpai@interpavi.com.br

Pavimentação Intertravada

TeleFax (31) 3441-7278

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA–Parte 1

 

Nota:  O presente conteúdo, apesar de ser uma publicidade, nos trás informações bastante interessantes sobre as especificações técnicas, aplicações e métodos de trabalho com esse tipo de pavimentação que acredito ser de interesse da classe. Será publicado em  duas partes. Antromsil.

CONTEÚDO TÉCNICO

A INTERPAVI tem como especialidade a fabricação e aplicação de elementos articulados e intertravados, pré-moldados de concreto, para pavimentação.

Adotando processos industriais e equipamentos que atendem perfeitamente às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a INTERPAVI garante a seus clientes a segurança de seu investimento.

A utilização de modernas unidades industriais móveis, lhe permite atender a pequenas e grandes obras, fora de seu domicílio, e em qualquer parte do país, seu exclusivo sistema de fabricação "IN LOCO", propiciando ainda baixo custo de pavimentação, uma vez que serão consideravelmente reduzidos os custos de transporte e impostos.

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PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA

INTRODUÇÃO

A pavimentação articulada e intertravada em blocos pré-moldados de concreto constitui uma excelente alternativa tanto do ponto de vista técnico como econômico. Trata-se de uma opção intermediária entre os pavimentos rígido e flexíveis, somando vantagens de ambos, e descartando as desvantagens de cada um destes.

A pavimentação intertravada em blocos pré-moldados tem se destacado, sobretudo, pela sua alta resistência mecânica e pela grande facilidade de execução e manutenção, não exigindo inclusive mão-de-obra especializada.

Dentre as vantagens que justificam a sua adoção, a pavimentação intertravada com blocos pré-moldados de concreto também se enquadra perfeitamente dentro dos padrões estéticos atuais.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS

Redistribuição de cargas aplicadas sobre o pavimento.

clip_image001O pavimento com blocos pré-moldados de concreto constitui uma versão moderna e aperfeiçoada dos antigos calçamentos de paralelepípedos. Sua homogeneidade e formas bem definidas permitem o assentamento, de maneira que haja transferência de carga de um bloco aos adjacentes, o que alivia as pressões unitárias transmitidas ao sub-leito e a base, reduzindo assim as possibilidades de deformações. Essa característica lhe confere uma forma de trabalho muito similar a dos pavimentos de concreto construídos em placas, sem deixar, porem, de funcionar como pavimento flexível.

 

VANTAGENS:

A pavimentação com blocos pré-moldados de concreto apresenta as seguintes vantagens:

• RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

Dentre as propriedades dos blocos de concreto, destacam-se as elevadas resistências à compressão, à abrasão e à ação de agentes agressivos, proporcionando grande durabilidade ao pavimento. Derivados de petróleo não reagem quimicamente provocando a deterioração do pavimento, como ocorre com os pavimentos asfálticos.

• FACILIDADE DE EXECUÇÃO

Devido à grande facilidade de assentamento dos blocos de concreto, o pavimento poderá ser executado com a utilização de mão-de-obra não especializada, de fácil obtenção ou habilitação no local. Não são usadas ferramentas especiais para o assentamento dos blocos.

• UTILIZAÇÃO IMEDIATA

Não havendo necessidade de acabamento superficial, o pavimento poderá ser liberado logo após o assentamento dos blocos.

• FACILIDADE DE MANUTENÇÃO

A possibilidade de remoção parcial ou total do pavimento de forma rápida, sem quebra ou perda de blocos e com reaproveitamento total das peças removidas, facilitando imensamente as operações de reparos, instalações de canalizações subterrâneas e correção de eventuais recalques, a custos irrisórios. No caso de se dar outra destinação ao local, os blocos poderão ser reaproveitados em outra obra ou área. Já os pavimentos asfálticos ou de concreto monolítico exigem equipamentos caros e barulhentos para a sua remoção. Em verdade, gastam-se muito tempo e dinheiro para se executar a demolição, com a perda total, desses pavimentos.

• SEGURANÇA

A superfície da pavimentação intertravada com blocos pré-moldados de concreto é anti-derrapante; portanto, em trechos com rampas íngremes ou com curvas sinuosas, o pavimento oferece melhor aderência e maior segurança, principalmente quando a pista estiver molhada.

Possuindo, também, grande poder de difusão de luz solar ou artificial, o pavimento apresentará menor temperatura superficial durante o dia e melhor condição de visibilidade á noite.

• HOMOGENEIDADE

A fabricação em serie através de processos mecânicos, em unidades industriais adequadas, oferece rígido controle de qualidade e uniformidade de dimensões.

• ESTOCAGEM

Os blocos de concreto podem ser estocados por períodos ilimitados de tempo, sem deteriorar-se, inclusive, quando expostos às intempéries do tempo.

• ESTÉTICA

Os blocos de concreto podem ter cores variadas, que possibilitam aos municípios, bairros, condomínios, etc., personalizarem e ornamentarem suas obras.

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• ECONOMIA

O pavimento em blocos de concreto tem-se revelado extremamente vantajoso, em termos de custo, e vem sendo adotado de forma crescente por diversas municipalidades, empresas e particulares, pela capacidade de proporcionar um melhor aproveitamento de verbas e recursos disponíveis.

Os fatores que contribuem decisivamente para a economia do pavimento em blocos pré-moldados de concreto são as vantagens já descritas  anteriormente, dentre as quais se destacam a fundação mais simples para tráfego pouco intenso, um dimensionamento menos oneroso para áreas de trânsito intenso e/ou pesado, a facilidade de execução e manutenção, a imediata liberação ao tráfego, e a maior resistência e durabilidade, redução no consumo de iluminação, a possibilidade de estocagem e o aproveitamento de mão-de-obra não especializada.

CAMPOS DE APLICAÇÃO:

O pavimento em blocos pré-moldados de concreto é indicado para as mais variadas aplicações dentre as quais destacam-se:

· Vias urbanas

· Paradas de coletivos

· Estradas

· Pátios de manobras e estacionamento

· Pisos de áreas industriais

· Galpões

· Calçadas, Praças e Jardins

· Faixas demarcatórias e de sinalização

· Pisos rurais (currais, bebedouros, etc.)

· Depósitos de mercadorias

· Postos de Gasolina

· Áreas de exposições e feiras

· Rampas íngremes

Existem casos especiais em que a aplicação desse tipo de pavimento torna-se particularmente recomendada, como, por exemplo:

· Pavimento sob os quais certamente se instalarão no futuro redes subterrâneas de água, esgoto, telefones, etc.

· Áreas sujeitas a manutenção subterrânea, tais como postos de gasolina, etc.

· Pavimentação e áreas sujeitas a futuro remanejamento do "lay-out".

· Trechos de pavimento construídos como alerta de perigo, antecedendo curvas, cruzamentos, passagens de pedestres ou de nível, e outros.

· Trechos de pavimentos cujo sub-leito não oferece boas condições de suporte, sem possibilidade de remoção do solo ou de elevação do greide.

· Pavimentos sobre aterros recentemente concluídos e sujeitos a recalques.

Continua…

sábado, 25 de agosto de 2012

Treinamento em Estruturas de Concreto Armado

imageCurso Piloto de Informação para
Operários e Encarregados
Módulo: Estruturas de Concreto Armado
Aula: Introdução Geral Estruturas

Curso bastante útil para treinamento de pessoal, - mestres de obra, operários e encarregados, - com informações básicas sobre estruturas, em PDF  (apresentações P.Point).

Download: http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/estruturas-cc.pdf

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Barragens

imageBarragens – apresentações ppt (P. Point) – pdf

A maioria dos acidentes com barragens são devido a fatores ...

Download: http://www.lapes.ufrgs.br/discpl_grad/geologia3/barragens.pdf

Cálculo de Concreto Armado

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FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO
Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS
(wwwp.feb.unesp.br/pbastos)

Esta apostila tem o objetivo de servir como notas de aula na disciplina  1288 – Estruturas de Concreto I, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Bauru/SP. O conteúdo da disciplina tem três partes: Fundamentos do Concreto Armado, Dimensionamento de Vigas à Flexão Simples e Lajes. Em outras duas apostilas são apresentadas a segunda e a terceira partes do conteúdo.

Download: http://www.fec.unicamp.br/~almeida/au405/Lajes/resumo_concreto_usp.pdf

sábado, 18 de agosto de 2012

Manual de Hidráulica

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Manual  de Escopo  de  Projetos  e  Serviços  de Hidráulica

A definição prévia, clara e cuidadosa do escopo dos serviços envolvidos na elaboração de projetos, é uma necessidade para o início de qualquer projeto em qualquer tipo de empreendimento.

No entanto, nem sempre acontece dessa forma. Muitos projetos (grandes ou pequenos) começam com acordos mal-ajustados entre seus idealizadores e os responsáveis pela preparação dos projetos

 

Download: http://www.sinaenco.com.br/downloads/manual_Hidraulica.pdf

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os cinco maiores edifícios do mundo

Os 5 maiores edifícios do mundo, seus arquitetos e construtoras

10 de maio de 2010 Engenharia do Asfalto

No dia 4 de Janeiro de 2010 foi inaugurado o novo prédio mais alto do mundo, estou falando do Burj Khalifa, que com seus incríveis 828 metros de altura, se faz presente de forma imponente na linha do horizonte da cidade de Dubai.
Preparamos uma lista dos 5 maiores prédios do mundo (construídos e em operação até o momento), com informações e algumas curiosidades. Confira!

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Burj Khalifa, o maior do mundo

1º – Burj Khalifa - 828m – Dubai, Emirados Árabes Unidos

Site oficial: http://www.burjkhalifa.ae/

A obra teve início em 21 de setembro de 2004 e após 6 anos de construção o gigante de ferro e vidro ficou pronto. Durante esse período, foram utilizados por volta de 4 bilhões de dólares no edifício e 20 milhões na nova “Downtown Dubai”.

O Burj Khalifa tem mais de 1000 apartamentos, escritórios e também um hotel de luxo Armani.

Mais de 1000 obras de arte enfeitam o interior do edifício e o design do prédio deriva também da arquitetura islâmica.

Arquitetura: Skidmore, Owings and Merrill -  http://www.som.com/

Construção: Emaar Properties - http://www.emaar.com/

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O Taipei 101

2º – Taipei 101 - 509m - Taipei, Taiwan

Site oficial: http://www.taipei-101.com.tw/index_en.htm

Projetado para suportar ventos de aproximadamente 450Km/h e terremotos até 7 graus na escala Richter, ele foi o edifício mais alto do mundo entre 2004 e 2007, quando foi ultrapassado pelo Burj Khalifa.

O Taipei 101 é um ícone da cidade, combinando tradição e modernidade da cultura asiática e internacional em seu projeto.

O prédio é propriedade da Taipei Financial Center Corporation e gerido pela Urban Retail Properties Corporation baseada em Chicago.

Arquitetura: C.Y.LEE & Partners Architects / Planners – http://www.cylee.com/

Construção: KTRT Joint Venture and Samsung Engineering & Construction


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Shanghai World Financial Center

3º - Shanghai World Financial Center - 492m - Xangai, China

Site oficial: http://www.swfc-shanghai.com/

Com seus 101 andares, o SWFC teve suas obras iniciadas em 27 de Agosto de 1997, mas teve uma paralisação nas obras devido a crise financeira asiática que ocorreram no verão do mesmo ano.

Finalmente inaugurado em Junho de 2008, o edifício que fica na capital da China, foi inicialmente projetado para ter altura máxima de 510m, porém um novo limite para a altura foi imposto. O prédio abriga escritórios, hotel, museu e um incrível observatório.

Arquitetura e Construção: Kohn Pedersen Fox – http://www.kpf.com/

Engenharia: Leslie E. Robertson Associates – http://www.lera.com/


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Petronas Towers

4º – Petronas Towers - 452m – Kuala Lumpur, Malásia

Site oficial:http://www.petronastwintowers.com.my

Projetadas pelo arquiteto argentino Cesar Pelli, as torres gêmeas Petronas foram construídas entre 1993 e 1999. Um destaque em sua arquitetura é a ponte que fica a 170m de altura, no 41º andar que liga os dois prédios.

A arte islâmica é lembrada em sua construção de aço e vedação em vidro, sendo herança da cultura muçulmana malaia. As torres possuem 88 andares e 78 elevadores.

Palavras do arquiteto: “Eu tentei expressar o que acreditava ser a essência da Malásia, a sua riqueza em cultura e sua extraordinária visão de futuro. O edifício está enraizado na tradição e aspirações da Malásia”

Arquitetura: Cesar Antonio Pelli; Adamson Associates Architects – http://www.adamson-associates.com/

Egenharia Estrutural: Ranhill Bersekutu Sdn. Bhd. – http://www.ranhill.com.my/ -Thornton Tomasetti – http://www.thorntontomasetti.com/


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A Willis Tower

5º – Willis (Sears) Tower - 442m - Chicago – Ilinóis – Estados Unidos

Site oficial: http://www.willistower.com/

Em operação desde 1974, o edifício teve seu nome alterado de Sears Tower, para Willis Tower, após ser comprado pelo grupo inglês Willis.

Localizada em Chicagoland, área metropolitana de Chicago, a torre com seus 108 andares tem como um dos principais destaques e ponto de visitação turística, seu observatório Sears Tower Skydeck, no 103º andar. Através desse observatório, pode se ver além das planícies de Illinois e através do Lago Michigan se o dia estiver claro.

Arquitetura e Engenharia: Skidmore, Owings and Merrill - http://www.som.com/

Construção: American Bridge Company – http://www.americanbridge.net/

 

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Fonte: http://engenhariadoasfalto.com/blog/

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Terraplenagem

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Disciplina: ETG033
Construção de Estradas e Vias Urbanas
Profa. Jisela Aparecida Santanna Greco

Terraplenagem
(Notas de Aula)

De forma genérica, a terraplenagem ou movimento de terras pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais ...

Download: http://etg.ufmg.br/~jisela/pagina/notas%20aula%20Terraplenagem.pdf

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Movimentos de Terra – (Materiais de Construção)

imageMovimentos de terras, desmontes e demolições. Condições Técnicas de Execução.

Série MATERIAIS

João Guerra Martins.

Versão provisória. (não revista) ...

 

Download: http://www2.ufp.pt/~jguerra/PDF/Construcoes/Movimentos%20de%20Terra.pdf